TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Casos: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

A assessoria de comunicação é um segmento do jornalismo que cresce no Brasil. São agências que estão ganhando o mercado e novos clientes. Porém, não existem somente as assessorias de imprensa, no qual profissionais publicam releases e cuidam da imagem do cliente, hoje um ramo mais voltado para a imagem interna das empresas, envolvendo funcionários, veem conquistando o mercado em todo o mundo. Jornalistas e profissionais de comunicação estão sendo contratados para cuidar da visão da empresa, o que vem gerando um número significativo em contratações e principalmente qualidade nos materiais desenvolvidos nos últimos 15 anos.

A assessoria empresarial, assim como é conhecida, preocupa-se com a cultura organizacional e com a qualidade dos veículos internos e externos. Os profissionais que atuam neste segmento cuidam da comunicação interna e externa, pensando na sustentabilidade do negócio.

Muitas empresas delimitam uma área de comunicação para cuidar dos assuntos de comunicação interna, externa e corporativos, e que hoje passam a colher os frutos plantados pelo trabalho realizado, apontando também

os erros e os acertos que os profissionais tiveram, incluindo os erros e acertos que a empresa também teve.

Os meios de comunicação internos ajudam a empresa a estreitar as relações com os colaboradores, melhorando até mesmo o clima organizacional.O crescimento da satisfação destes colaboradores é feito através de uma pesquisa de satisfação. É importante ressaltar que todas as ações, conforme poderá ser visto, estão totalmente interligadas com a cultura organizacional, desde o comunicado para todos os funcionários até a realização de comitês de clima.

Para melhor entendimento e conhecimento geral, o clima organizacional positivo em uma empresa conta como um ponto estratégico importante. Por isso, a preocupação das empresas em atingirem a excelência nesse quesito e é por essa razão que utilizam, além dos estudos comunicacionais, um estudo sobre o clima organizacional. Uma comunicação bem estrutura e planejada pode melhorar o clima organizacional de uma empresa e ainda criar veículos internos de sucesso.

Comunicação empresarial é, assim, o conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir. Por essa razão que autores renomados da área defendem a ideia de que toda empresa de médio e grande porte deveriam implementar uma área de comunicação, até para o próprio bem da Companhia.

Com a inserção desta área ou a contratação de uma pessoa responsável por isso, faz com que a empresa crie todas as ferramentas possíveis para deixar o colaborador mais informado e satisfeito por conhecer todo o processo da empresa, gerando melhora no clima organizacional e no rendimento do trabalho. Pesquisas mostram que quando o funcionário trabalha satisfeito, a produtividade dele pode aumentar (informação verbal) .

Em todos os setores brasileiros e mundiais é preciso medir o clima organizacional. Para isso, empresários e gestores precisam ouvir seus funcionários, pois eles são a energia que move o local. É preciso, também, realizar de forma clara, uma comunicação para que eles ouçam as mensagens que a empresa precisa passar, pois só assim o “meio e a mensagem” têm uma direção efetiva. Lembrando que nem sempre o que o funcionário espera de um trabalho pode acontecer, porém uma mensagem bem conduzida pode fazer com que ele perceba a importância de estar naquele local.

As empresas precisam enxergar e acreditar que a comunicação tem o poder de melhorar o bem-estar do local e trazer benefícios tanto para empresa quanto para o colaborador, gerando e sustentando um clima organizacional.

É importante que as empresas realizem um comitê de comunicação para que os próprios colaboradores avaliem a efetividade dos veículos de comunicação e um comitê de clima organizacional, no qual os colaboradores podem discutir sobre quais ações podem melhorar o clima da Unidade. Ou seja, a própria empresa abrir canais diretos para que os funcionários avaliem as informações passadas a eles (feedback) e permitindo assim que eles falem abertamente sobre o que “falta” para eles.

Segundo Marlene Marchiori (2006, p. 133) “[...] A comunicação é essencialmente uma ponte de significados que cria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com