TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Dissertações: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 12

TRABALHO

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Alessandro dos Santos Valencio – RA B82AFF-0

Andre Lucas de Paula – RA B686FE-6

Eric de Meneses Silva – RA B82FIH-0

Jiovando F. S. do Nascimento – RA B68JII-7

Jonatas Pinheiro – RA B75955-0

Comunicação Empresarial no Século XXI para as Organizações

Este trecho do trabalho baseia-se na obra O Que É Comunicação Empresarial de Paulo Nassar e Rubens Figueiredo.

A obra tem por objetivo principal, mostrar o grande valor que a comunicação desempenha nas organizações, bem como, as várias formas de comunicação que são utilizadas para que estas em conjunto construam a imagem da empresa no cenário mercadológico.

Dividido em nove capítulos e recheado de exemplos que ilustram e facilita o entendimento, o início dessa obra mostra de que maneira a comunicação da empresa com o seu público – seja ele interno ou externo – se manifesta no nosso dia a dia. Nesse ponto somos levados a perceber que a comunicação empresarial não se resume somente à propaganda veiculada nos meios de comunicação, mas também, à maneira como a empresa se relaciona com o seus clientes, com a sociedade, com a imprensa, com os agentes políticos, com as autoridades e formadores de opinião.

No final da década de oitenta, com o começo da abertura do mercado, algumas companhias começaram a perceber a necessidade de se criar um plano de comunicação. Esse plano tinha por objetivo eliminar as ilhas internas de informação e criar uma imagem mais sólida da empresa perante o mercado, os trabalhadores e a sociedade uma vez que com a chegada da concorrência externa o consumidor passou a possuir em suas mãos o poder da escolha. A imagem passou a ser vista como um ser-vivo, algo dinâmico que se não cuidada, deixaria de ser saudável e poderia acelerar o processo de entropia de uma companhia.

Ou seja, não bastava apenas produzir um produto, era necessário produzir com qualidade e responsabilidade social. O espaço de atuação da empresa não podia mais se limitar às suas instalações, agora a empresa precisava mais do que nunca estar envolvida nos problemas da sociedade em que convive.

O plano de comunicação de uma empresa pode ser dividido de duas maneiras. A comunicação interna – que envolve os trabalhadores; e a comunicação externa – que envolve os consumidores e a sociedade em geral.

A comunicação interna é o modo com que a organização se relaciona com seus colaboradores, ela tem por objetivo passar aos funcionários informações relacionadas ao andamento da empresa, metas e objetivos a serem alcançados. Além disso, a comunicação interna proporciona à empresa a oportunidade de ser informada sobre as necessidades e pensamentos dos colaboradores, fazendo com que ela se envolva diretamente na vida deles mostrando que a empresa não apenas exige como também se preocupa e reconhece o esforço de cada um. Essa imagem que vai além da exigência diária faz com que cada funcionário individualmente também se identifique com as metas e objetivos da empresa, e consequentemente somem esforços para o alcance delas.

É também graças à comunicação interna, que termos e jargões administrativos tal como, Benchmarking, Just-in-time, ISO, entre outros, assimilados por cada funcionário desde o ponto mais alto até à base da pirâmide institucional. Isso não só facilita como torna possível o envolvimento de todos eles nos processos que exigem um envolvimento integral, tal como o processo de certificação de qualidade ISSO, por exemplo.

Em resumo a comunicação interna tem por objetivo tornar o seu funcionário, parte integrante da companhia e não um mero prestador de serviços.

A comunicação externa é a imagem que a companhia projeta no público a sua volta, seja ele consumidor ou não. Podemos dividir os grupos para os quais os esforços da empresa estão voltados da seguinte maneira:

Consumidor: Esse é o público diretamente ligado àquilo que a empresa produz. A comunicação com ele se dá através da propaganda, que o atrai. Contudo, ela também acontece através do atendimento pós-venda sendo este tão importante quanto o processo que atraiu o cliente, afinal, o pós-venda o fideliza.

Sociedade: A comunicação com a sociedade acontece através de medidas na qual a empresa demonstra que possui responsabilidade com os recursos os quais ela consome, sejam estes recursos naturais ou até mesmo intelectuais, investindo na recuperação daquilo que foi consumido bem como na educação, capacitação e prestação de serviços à comunidade que a cerca.

Imprensa: É através da comunicação com a imprensa, que a empresa faz com que sua comunicação com a comunidade na qual está localizada e seu compromisso com o consumidor seja manifestado de uma maneira mais global. A imprensa pode atuar tanto na frente externa (como porta voz da empresa para ações de maior projeção), quanto na frente interna (como canal de comunicação entre gestão e funcionários).

Lobby: o lobby é um termo que vem do inglês e significa “saguão”. O termo se refere ao local do parlamento inglês onde se posicionavam àqueles que queriam cobrar seus dirigentes e autoridades com relação às questões que lhes interessavam. O lobby na verdade é um grupo organizado de interesse e pressão e apesar de ser um termo que foi estigmatizado como algo negativo por conta de diversos escândalos de corrupção, a prática do lobby não só é legal como também é fundamental para a defesa dos interesses da companhia junto àqueles que criam as leis e as executam. O lobby é o canal de comunicação entre a empresa e os órgãos políticos, governos e autoridades, aliás, a prática do lobby não se restringe apenas à pessoa jurídica, o lobby pode também ser praticado pelo cidadão.

É com um plano bem elaborado e profissionais capacitados para executar com excelência cada um dos itens mencionados, que a empresa vai estabelecer um canal de comunicação eficiente e eficaz e criar uma imagem positiva e transparente capaz de prover à companhia um diferencial de mercado que a levará ao sucesso.

Comunicação Organizacional

A história da comunicação organizacional no Brasil teve seu início na década de 70, de maneira tímida e fragmentada. Existiam em pequena escala organizações multinacionais que publicavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com