TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Projeto de pesquisa: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é a transmissão de informações, são as mensagens transmitidas por meio do canal partindo dos emissores aos receptores. Também melhor dizendo no mundo empresarial pode ser os assuntos tratados ou falados entre os colaboradores, investidores, fornecedores e clientes. A comunicação está em nossa vida do amanhecer ao anoitecer, vive presente em nosso dia-a-dia, de forma natural e simples.

Bordenave (1989, p.19) diz que “[...] a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social”. Quando iniciamos um processo de comunicação, passamos a atribuir significados ás coisas. É por meio dela que nós nos situamos no mundo, transmitimos ideias e mensagens, informamos e somos informados. Trata-se, assim, de um processo que acompanhou o homem ao longo de toda a sua historia, com papel relevante no desenvolvimento da humanidade.

No mundo empresarial a comunicação interpessoal é fundamental para o entendimento de colaboradores e líderes, pois interagir ajuda a ter melhores resultados na empresa. Competência comportamental é essencial tais como; liderar, motivar para trabalhar em equipe, criatividades, sendo estes também requisitos procurados em lideres, sem deixar, portanto a excelência na comunicação interpessoal esta pode ser considerada uma ferramenta que nos leva ao sucesso.

As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que corresponde às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade, etc. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocação aumento de interação e cooperação repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993).

2 DESENVOLVIMENTO

Deste modo muitas empresas já se atualizaram a essas ferramentas, podendo se citar a BRASKEM e a CPFL. Criada em 2002, a BRSKEM já nasceu grande, ter a comunicação nesse imenso grupo é a missão mais que estratégica da área de Relação com os Investidores (RI). A CPFL Energia se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, é considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Ambas as empresas acima citadas mantém um bom comportamento organizacional, trabalham em equipe, estão sempre preocupadas em manter seus investidores, fornecedores, colaboradores informados, pois estes também são clientes, mantendo uma ótima relação do líder ao cliente, impulsionando, motivando e mantendo uma comunicação de forma clara e objetiva.

A comunicação, expressão da competência mental chamada linguagem, é a capacidade de um ser humano se fazer compreender por outro ser humano e é por meio desse processo de compreensão mútua entre pessoas que os vínculos sociais são criados e a cultura é preservada ou modificada (Vilalba 2006, p.22).

Uma empresa não poderia ficar sem manter os bons relacionamentos, pois é esse o passe ao seu sucesso. Bons relacionamentos, vínculos, harmonia entre líderes e colaboradores trará um resultado imenso maravilhoso a empresa, no entanto, se o relacionamento não vai bem as consequências será um fracasso. A importância desse processo tanto para o público interno quanto externo esta nos alinhamentos do discurso, buscando reunir as suas metas e estratégias organizacionais nos diferentes públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com