TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Trabalho Universitário: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

Comunicação Empresarial

Contexto: Escolher entre as empresas Ades, Petrobras, Zara e M.Officer, pesquisar o problema que elas enfrentaram nos últimos anos (alimentos com produtos químicos, crise financeira e suborno, além de trabalho escravo), a partir da empresa, criar uma história utilizando os elementos do Storytelling pra ambientar todos os funcionários dentro da situação da empresa.

ZARA

A Zara é uma empresa privada, fundada em 1975 por Amancio Ortega e Rosalía Mera. Uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países). A primeira loja foi aberta na Espanha. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken.

A primeira loja fora da Espanha foi inaugurada em 1988, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.770 lojas em 86 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000. No Brasil, a Zara é presidida por Enrique Huerta González - e possui 41 lojas espalhadas pelos estados do Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo além do Distrito Federal. Sua sede administrativa e centro de distribuição estão localizados em Alphaville, Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, onde também exporta mercadoria para as lojas do Chile e Uruguai.

A maior parte dos produtos das lojas zara são importadas mas por causa das dificuldades no processo de Comércio Exterior, passou a valer-se de fornecedores locais. No dia 16/08/2011 o programa de televisão A Liga, em uma reportagem sobre trabalho escravo, denunciou que empresas texteis terceirizadas pela Zara, em São Paulo-SP, utilizavam trabalho equivalente à escravidão, o que passou despercebido pela auditoria interna da empresa por 3 anos, segundo a assessoria de imprensa.

Ainda que a auditoria da empresa, por anos, não tenha detectado o emprego de trabalho escravo ao longo da cadeia produtiva, a situação não passou despercebida pelo Ministério Público do Trabalho que propôs — ao invés da aplicação imediata de sanções — a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta, TAC. O gesto amistoso do MPT é uma forma negociada de a empresa sinalizar que estará se adequando a legislação trabalhista brasileira, porém a empresa se negou a assinar o termo. O TAC tinha 47 cláusulas e obrigava a Zara a pagar R$ 20 milhões por danos morais. O valor seria destinado a programas que visam melhorar a vida do trabalhador. Além disso, o termo pede o fim das subcontratações e das "quarteirizações" — a terceirização da terceirização — nas oficinas que prestam serviços à empresa e a responsabilidade da Zara sobre sua cadeia de produção. Hoje a Zara tem como elemento-chave a sustentabilidade, esta nova identidade da marca já foi lançada em Nova York, Paris e em Toquio. As vendas online da Zara são controladas pela Inditex SA que inaugurou seu primeiro site, há quatro anos, tendo a Zara como sua principal marca.

O processo de Storytelling pode ser resumido em sete etapas: ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e encantar. Para o Storytelling dar certo é preciso descobrir a história única, real, exclusiva. Podem até copiar sua marca, seus produtos, mas ninguém conseguirá clonar a sua história. O que é ainda mais intrigante é como este processo também se aplica a corporações, em um mercado que deveria ser regido pela frieza dos negócios. As corporações, no entanto, são feitas de pessoas, com medos, aflições, cobranças e pressões nada frias. Nessas horas, um posicionamento sólido, uma marca com uma história para contar, que levem à conquista da confiança do gestor do cliente, podem fazer a diferença.

O mês de Janeiro é conhecido por ser o primeiro de cada novo ano mas também por corresponder à tão esperada época de saldos!! Visto estarmos a passar por dificuldades a nível econômico e por ser cada vez mais necessário um esforço no sentido de poupar, é obrigatório fazer alguns cortes e substituir o “comprar muito por pouco” pelo “pouco por pouco”!

Organize o seu guarda-roupa para saber exatamente aquilo que precisa e depois vem a parte divertida: a corrida aos saldos! Não espere muito pois os tamanhos tendem a esgotar e muitas das peças são únicas o que significa que pode acabar por ficar sem as que mais quer!!

Não sou grande fã do ambiente maluco que se faz sentir nas lojas mais frequentadas como Zara, mas confesso que adoro o fato de poder comprar peças por metade do preço!! Shoppings na altura de saldos são um pesadelo por isso optei por ir em horários menos propícios à confusão ou a lojas de rua e estas foram as últimas aquisições: Adoro bons negócios e os saldos fazem as delícias de todas as mulheres que, como eu, não deixam passar oportunidades únicas!!

Os aspectos essenciais da história que queremos contar de acordo com o conteúdo estudado, os aspectos essências da história do grande sucesso da Zara, é que a estratégia dela é sempre buscar coisas novas, novos estilos, novos modelos para sua coleção. Os quais tem como espelho o estilo do grande público nas ruas. Outro aspecto seria sua forma de lançar preços bem competitivos no mercado. E ainda a forma criativa de propagar sua marca. É impressionante o seu poder de crescimento no mundo

Estilos de abordagem

A abordagem fast fashion também ajuda a Zara a reduzir sua exposição aos riscos da moda é dar poder aos seus clientes, pois eles norteiam as novas peças a partir da oferta e da demanda dos produtos. Essas peças são desenvolvidas de acordo com os desejos do mercado

SORRIA PARA O CLIENTE:

É estar sempre visível e com um sorriso no rosto. Encantar um cliente passa primeiro pela fase de aproximação. Se você está sorrindo, demonstrar que está feliz e, consequentemente, que o cliente pode contar.

Com você.

MOSTRE INTERESSE

Conversar com o cliente como se fosse um amigo ou alguém também interessado em comprar o produto. Mostrar interesse é falar sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com