TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Ensaios: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

No texto da Revista Você/RH, de 29.03.2012, o tema é “Candidatos apontam falhas dos processos de seleção”,

Quase a metade dos profissionais brasileiros (46%) se diz insatisfeita com as dinâmicas de grupo realizadas em processos seletivos. Eles afirmam que essa fase do processo costuma ser muito longa e, em algumas situações, a exposição perante os outros é incômoda. Os resultados da pesquisa, encomendada pelo portal Curriculum, revelam ainda que 78% das pessoas já participaram de uma avaliação psicológica, mas 66% delas dizem que os recrutadores nunca deram retorno sobre a atividade e seu resultado. Apenas 26% dos pesquisados receberam posteriormente um feedback e 8% receberam imediatamente. Dos que foram informados sobre o desempenho, 58% afirmaram que receber o resultado foi fundamental para reconhecer suas verdadeiras características profissionais. Com relação aos testes práticos, 36% dos profissionais acreditam que, em algumas vezes, eles podem ser substituídos apenas pela explicação da experiência do candidato. No entanto, 42% afirmam que os testes deveriam ser marcados com agendas flexíveis e em horários alternativos.

Nessa atividade avaliativa, você deverá realizar uma interpretação lógica e textual. Elabore um texto no qual você fará uma análise dos dados apresentados, apontando uma solução para o problema.

RESPOSTA:

O processo de seleção de profissionais é parte fundamental para o alcance do sucesso das organizações, pois é a partir do trabalho e empenho dos bons profissionais recrutados, que os planejamentos e objetivos estabelecidos pela empresa, são concretizados. Nesse contexto, todo o processo de recrutamento precisa ser criterioso e possuir instrumentos adequados que evitem falhas e consequentes perdas financeiras.

A dinâmica de grupo é uma maneira de avaliar o comportamento dos candidatos em um ambiente corporativo, suas reações em um grupo de pessoas, entretanto a insatisfação quanto a este método é considerável, isso ocorre muitas vezes por causa de dinâmicas mal planejadas e conduzidas, que muitas ocasiões constrangem os candidatos e os inibem. A uma possível solução seria fazer um planejamento minucioso de dinâmicas que possa explorar melhor o potencial de cada individuo, sem expor as limitações, focando nas características que o fazem capaz de desenvolver a função para qual está sendo avaliado. Outro importante ponto é capacitação dos recrutadores, pois os mesmos precisam ser treinados para analisarem e descreverem o comportamento de cada participante, tornando se um processo mais rápido e menos cansativo.

Outra técnica de recrutamento considerada insatisfatória é a avaliação psicológica, ao qual a maioria dos processos de seleção utiliza para analisar a personalidade de cada individuo. As falhas implicam principalmente em não informarem os candidatos os motivos aos quais eles não se encaixam no perfil da empresa, na maioria das vezes não dão nenhum retorno informando se o mesmo foi ou não classificado para demais etapas, caso haja. A avaliação psicologia é uma fase da seleção extremamente importante, pois, por meio dela poderá ser diferenciado um candidato do outro, quem ele é como pessoa, suas atitudes, já que não basta ter conhecimento e títulos, se o comportamento não condiz com o ambiente da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com