TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial - A Internet

Casos: Comunicação Empresarial - A Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado na intenção de explicar a origem e a evolução da internet. Mostrando seus prós e contras, como foi a sua chegada ao Brasil e todo o seu desenvolvimento.

Mostrando assim, que a internet é um dos canais de comunicação mais utilizado dos dias de hoje, e ainda, acreditando em um futuro promissor.

SUMÁRIO

A ORIGEM DA INTERNET 4

DESENVOLVIMENTO DA INTERNET 5

O CRESCIMENTO DA INTERNET 6

A HISTÓRIA DA INTERNET NO BRASIL 8

PRIMEIROS PASSOS 8.1

A INTERNET EM 1990 9.2

FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA INTERNET 9.3

A EVOLUÇÃO DA INTERNET E REDES SOCIAIS 11

PONTOS POSITIVOS 14

PONTOS NEGATIVOS 15

CONCLUSÃO 16

BIBLIOGRAFIA 17

A ORIGEM DA INTERNET

A rede mundial de computadores, ou internet, surgiu em plena guerra fria pela Arpanet - 1969. Com objetivos militares para uma forma de comunicação, caso os meios convencionais de telecomunicações fossem destruídos.

Em 1972 o governo norte-americano decidiu mostrar o projeto á sociedade, e a ideia expandiu-se entre as universidades que, começaram as pesquisas até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas.

Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.

DESENVOLVIMENTO DA INTERNET

A internet é atualmente um dos meios de comunicação mais usados e que mais crescer em desenvolvimento tecnológico e investimentos.

A internet se tornou pública a partir de 1990, com a desativação da Arpanet e entrada do primeiro provedor comercial com acesso discado. Nesse mesmo ano o Brasil fez sua primeira conexão. Em 1991 surgiu o WWW, sigla de World Wide Web. O primeiro organismo internacional de coordenação e incentivo criado em 1992.

Somente em 1994 teve inicio o uso comercial da rede, com sites dedicados á venda de livros, CDs e até pizza. No Brasil, começou a organização dos primeiros provedores de acesso.

O ano de ouro da história da internet foi 1995, pois chegaram ao mercado, simultaneamente, a AOL, a compuserve, o Netscape e a linguagem de programação Java. A Nasdaq começou a aparecer e a ser tornar uma espécie de Xangri-lá dos empreendedores, ainda imbuídos de um espírito pioneiro e desbravador de dados Mandic, Zaz e Ibase inscreveram seu nome.

A Microsoft se rendeu à força da internet em 1996 e lançou seu browser, o Explorer. O uso comercial da internet deu seu primeiro salto no Brasil, com a consolidação de um conjunto de sites e iniciativas como UOL, Cadê, Zipnet e Booknet.

O número de investidores chegou a ultrapassar o número de projetos, I número de usuários de internet no Brasil cresceu muito, se aproximando de 4 milhões, e o número de domínios pontocom ultrapassou os 200.00. A internet começou deixar de ser um processo de inovação para ser um processo de expansão e renovação de atividades tradicionais da economia.

O CRESCIMENTO DA INTERNET

A internet é atualmente um dos meios de comunicação mais usados e que mais cresce em desenvolvimento tecnológico e investimento.

A Internet brasileira começou o ano confirmado seu crescimento exponencial no país. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Nielsen Online, o número de usuários ativos em janeiro de 2012 cresceu 11,2% em relação a janeiro de 2011. Dos 63,5 milhões de brasileiros com acesso à Internet em casa ou no trabalho, 47,5 milhões navegaram regularmente no primeiro mês deste ano, contra 42,7 milhões do ano passado.

A maior parte desse crescimento ocorre em residências. Em 2011, foram vendidos 15,4 milhões de PCs no Brasil (contra 13,7 milhões de unidades vendidas no ano anterior) e deste total, 70% foram destinados ao uso doméstico e 30% ao corporativo. No período de um ano, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, o número de usuários ativos domiciliares aumentou de 34,2 milhões para 39 milhões, um crescimento de 14%. Isso significa que as pessoas têm a liberdade de passar mais tempo na Internet. O reflexo é que o tempo de uso do computador por usuário também vem aumentando a cada mês, conforme ilustrado no quadro abaixo. Outro dado significativo é que o total de brasileiros com acesso em qualquer local (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros) é de aproximadamente 78,5 milhões.

Tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – Brasil – trabalho e domicílios – dezembro e janeiro de 2012

Diante da importância da Internet, a publicidade online também deu um grande salto. Segundo o levantamento do Ibope, só em janeiro deste ano foram veiculadas mais de 6 mil campanhas, quantidade 39% maior que no mesmo período de 2011. O número de anunciantes diferentes aumentou em 32%, chegando a 2.124. Destaque para o crescimento de 69% de peças publicitárias em formato display (Banners), que foram mais de 20 mil.

Número de campanhas, de anunciantes e de banners

A publicidade online apresenta um crescimento muito acima da média em relação aos demais meios de comunicação, principalmente nos últimos três anos, e em 2011 consolidou uma participação de 6% do total de investimentos publicitários no Brasil, com aproximadamente R$ 5,3 bilhões. O valor já se aproxima bastante dos investimentos em Revistas e TVs por assinatura, que detêm 8%, atrás apenas de jornal e TV.

HISTÓRIA DA INTERNET

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com