TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Direito Humano

Monografias: Conceito De Direito Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  395 Visualizações

Conceito de Direito Humano

O estado de Direito significa que o Poder Político está preso e subordinado a um Direito Objetivo, que exprime o justo. Tal Direito, na concepção ainda prevalecente no século XVIII, cujas raízes estão na antiguidade greco-romana, não era furto da vontade de um legislador humano, por mais sábio que fosse, mas sim da própria natureza das coisas. A vida em sociedade exige o sacrifício que é a limitação do exercício dos direito naturais. Não podem todos ao mesmo tempo exercer todos os seus direitos naturais sem que dai advenha o conflito.

Os direitos humanos são o que necessitamos para poder viver dignamente, por tanto, ela abrange em vários itens básicos que são eles:

Direito civis e político, ou seja, aquele que tem o direito a liberdade de pensamento, de crença, nacionalidade, direitos a vida.

Direitos econômicos, culturais e sociais, que são eles o direito a educação, uma alimentação digna, ter acesso a saúde, ao lazer, a previdência social, direitos de trabalho, etc.

Direito difusos e coletivos, aquele que tem direito a paz, direito ambiental, direitos de progressos.

O conceito Direito Humanos é universal e inclusivo, já que são necessários para todos e cada uma das pessoas, tanto na parte individual como na coletividade, no marco da situação histórica, temporal e cultura que rodeia a convivência dos seres humanos. Por tanto, o modo de realização dos Direitos Humanos depende da situação social, política e cultura dos grupos humanos que os exercem, defendem e reivindicam.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com