TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Obesidade

Ensaios: Conceito De Obesidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 CONCEITO DE OBESIDADE

A palavra “obesidade” tem a sua origem etimológica no latim obesîtas (âtis - gordura excessiva).

A obesidade é definida pela OMS como “uma doença na qual existe uma

acumulação excessiva de massa gorda, de tal forma que a saúde pode ser adversamente afetada”. (apud Ribeiro, 2008)

Na definição de obesidade, o aumento de massa gorda é o elemento-chave a ser utilizado. Assim sendo, são relevantes as seguintes definições:

MASSA MAGRA – representada pelos músculos que dão sustentação e movimento ao corpo.

MASSA GORDA – constituída pela gordura presente em todo o organismo. Possui funções de armazenamento energético, proteção do organismo contra o frio e colisões e produção hormonal. (apud Ribeiro, 2008)

Segundo Fisberg (2006), a obesidade pode ser considerada uma acumulação de tecido adiposo, localizado em certas partes ou em todo o corpo, causado por distúrbios genéticos ou metabólicos/hormonais, ou por alterações nutricionais. (apud Ribeiro, 2008)

Segundo o Livro Branco Sobre Uma Estratégia para a Europa em matéria de problemas de saúde ligados à nutrição, ao excesso de peso e à obesidade (LBSO), o problema do excesso de peso e da obesidade pode ser definido simplesmente como a absorção excessiva de energia proveniente de alimentos associada a um consumo baixo ou insuficiente de energia, o que acarreta um excesso de energia armazenada sob a forma de gorduras. (apud Ribeiro, 2008)

Assim sendo, a obesidade pode ser considerado um distúrbio no estado nutricional, provocado por um desequilíbrio prolongado e/ou permanente entre a ingestão e o gasto calórico. Já o excesso de peso, por seu lado, é definido segundo Costill e Wilmore (2001) como um peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na sua altura e constituição física.

Segundo Kain et al. (2002), Pi-Sunyer (2002) e Troiano et al. (1998), a obesidade reflete, qualitativamente e quantitativamente, a proporção de tecido adiposo. (apud Ribeiro, 2008)

Apesar dos indivíduos obesos apresentarem diferenças tanto na quantidade de gordura como na sua distribuição corporal, segundo a National Task Force (NTF) (2000) e a OMS (2004), as doenças associadas à obesidade estão mais relacionadas com a distribuição morfológica da gordura. (apud Ribeiro, 2008)

2.0 CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE

2.1 OBESIDADE COMPORTAMENTAL

Neste tipo de obesidade predomina os erros comportamentais. Um estilo de vida sedentário, hábitos inadequados na maneira de alimentar-se, como comer depressa, sem mastigar direito, comer em pé ou andando por causa do pouco tempo. Nos casos de gestação, mulheres com crenças de que é necessário comer por dois ou por que quem fica grávida tem que engordar, comem demais e adquirem o hábito de comer excessivamente. Essa obesidade pode continuar mesmo após o nascimento da criança.

2.2 OBESIDADE DURADOURA

Também existe a obesidade duradoura, que são pessoas que já são obesas desde criança; a obesidade da gestação, que acontece na gravidez e depois no pós-parto; a obesidade por suspensão do desporto, que acontece normalmente em pessoas que praticavam esportes e deixaram de praticar ingerindo as mesmas calorias, a obesidade da puberdade, que acontece na adolescência, principalmente nas meninas, a obesidade causada por drogas como corticoides ou anti-depressivos, a obesidade quando se para de fumar, entre outros tipos. (Juliana, Grupo Escolar, 2012).

3.0 OBESIDADE PSICOLÓGICA

As pessoas engordam por passarem por situações de ansiedade, depressão, solidão, stress, rejeição, conflito emocional, entre outras. Geralmente, nesses casos, a pessoa come demais, de maneira a compensar as dificuldades, perdendo o controle alimentar.

Nesta, as pessoas que estão passando uma situação de depressão, ansiedade, conflito emocional, estresse, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras, elas poderão mudar o enredo da situação e comer demais, na tentativa de compensar o problema. O que acontece é que criarão outro problema, o da obesidade. Novamente aqui, se o processo for repetido pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com