TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito básico Da Matemática Financeira

Monografias: Conceito básico Da Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito básico da matemática financeira

A Matemática Financeira e uma ferramenta para análise de alternativas como investimentos e financiamentos de bens ou consumo. Consiste em determinar procedimentos matemáticos simplificando operações financeiras e Fluxo de Caixa. Nesse conceito entra capital, juros, juros simples, juros compostos, e as taxas de juros.

O capital e uma operação financeira aplicada com determinado valor, com diversas denominações como: Valor atual, Valor presente ou valor aplicado.

Essas aplicações trazem retornos, chamados de juros ou remuneração do capital aplicado são eles: juros simples com intervalo de tempo calculando o capital inicial emprestado. Juros compostos que calculam o intervalo de tempo incorporado ao capital inicial passando a render juros sobre juros.

Juros é uma remuneração do empréstimo cedido, criado para supri desejos ou sonhos imediatos por pessoas que estão dispostas a pagar pelo mesmo. Basicamente a pessoa incapaz de juntar a quantia necessária para realizar seu desejo acaba presa às taxas de juros normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:

8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).

10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).

Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual à taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:

0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).

Auxilio da HP-12C na resolução de cálculos financeiros na área de administração

Usando a HP no auxilio de juros compostos. Entendemos que o problema consiste em calcular o montante S obtido pela aplicação de um único valor principal P no instante t=0, à taxa i de juros “por período” durante n períodos. Tanto a taxa como o número de períodos devem ser compatíveis ou idênticos, com relação à unidade de tempo.

Para o juros simples existe 5 tipos de formulas vou usar a simples I para a taxa unitária anual. Se n é o numero de períodos, i é a taxa unitária ao período e P é o valor principal, então os juros simples são calculados por: j = P × i × n

No fluxo de caixa temos as entradas e as saídas do capital realizadas em determinados períodos podendo ser ilustradas com gráfico, linha horizontal com o tempo e valor aplicado, ou ate mesmo, uma planilha com todos os dados, calculando o montante de alguns depósitos por vários meses usando o fluxo de caixa e conceitos matemáticos. Simples se no sistema pessoal, entradas de capital indicando setas para baixo, no sistema financeiro setas indicam para cima.

Fluxo de Caixa: Ponto de vista da pessoa

P

0 1 2 3 4 ... N-2 N-1 N

I=5%

R R R R R R R

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com