TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações

Tese: Conceito e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Aula Tema: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações.

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

Os investimentos basicamente se dividem em três grandes categorias quando definidas em relação a sua origem, são elas:

Publico: recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas, afim de gerar bem estar social.

Privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São os maiores geradores de empregos e tributos.

Misto: recurso disponibilizado em partes pelo governo ou entidades publica, e em partes por pessoas físicas e jurídicas. Tem como objetivo de gerar bem estar para a sociedade ou retorno monetário.

Os investimentos das empresas influenciam em 02 aspectos:

1) Expansão : Objetivo de crescer e expandir para possa gerar mais retorno ao investidor;

2) Reposição do capital: fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste das máquinas e equipamentos. Necessário para garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabe o administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização e escolher as melhores opções, avaliando como o capital investido será utilizado antes mesmo de escolher onde investir e analisar os riscos do investimento.

Todo o investidor tem que avaliar três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. E avaliando determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre relacionada ao risco. Quando maior a rentabilidade, maior o risco.

Pode-se classificar um investimento em duas categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável;

Renda Fixa:

Títulos de renda fixa são papéis cuja remuneração é determinada no momento da aplicação (taxa pré-fixada) ou no resgate (taxa pós-fixada). O investidor que aplica em renda fixa está, de certa forma, emprestando dinheiro ao emissor do título, em troca dos juros que vai receber pelo empréstimo. Com o título, o emissor busca obter recursos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com