TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos da matemática financeira

Tese: Conceitos básicos da matemática financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 – Passo 1.

Texto Dissertativo

Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira.

O estudo da Matemática financeira se dá em função do crescimento do capital aplicado com o tempo. Ela descreve as relações do binômio tempo e dinheiro, sendo assim, ela se ocupa em estudar e fornecer ferramentas adequadas para que sejam tomadas as decisões corretas. Faz parte da grade curricular de diversos cursos, sendo muito importante em cada um deles, seja em um cálculo, ou até mesmo em uma tomada de decisão. Dentre estes cursos podemos citar os de Administração Economia, Ciências Contábeis e Engenharias.

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens ou serviços, daí sua importância, pois nos dias atuais o marketing se torna cada vez mais apelativo, trazendo facilidades de aquisição ao consumidor, aquisições essas nem sempre claras e bem explicadas, o que em muitas situações faz com que o consumidor fique desorientado, caindo nas armadilhas do consumo. Mas a matemática financeira está aí para nos dar uma visão mais nítida sobre o mercado, e para que possamos administrar melhor nosso dinheiro, fugindo das desagradáveis “armadilhas”.

Noções de Juros Simples (Lineares)

No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo será sempre o valor atual, sendo assim, o valor total dos juros é resultante da sua incidência somente sobre o capital inicial, ou seja, a taxa não incide sobre o valor dos juros acumulados periodicamente.

Noções de Juros Compostos (Exponenciais)

No sistema de capitalização de Juros compostos, é acumulativo, ou seja, os juros são calculados com base nos juros anteriores, sendo assim os cálculos são efetuados juros sobre juros dessa maneira as variações tendem a aumentar com o decorrer dos intervalos.

A HP 12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros.

A HP 12C é uma poderosa ferramenta programável utilizada na realização de cálculos financeiros, a disposição de todos os interessados em agregar valores aos seus conhecimentos visando enfrentar a competitividade interna ou externa a que estão sujeitos no dia-a-dia. A Matemática Financeira tem suas aplicações dentro das empresas, em diversas áreas e devido à velocidade com que a informação está atingindo a todas as pessoas, torna-se uma ferramenta indispensável a todos aqueles que convivem nas empresas, bem como a todos que necessitam entender o cotidiano nos setores comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com