TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos introdutórios de estatística descritiva

Artigo: Conceitos introdutórios de estatística descritiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos Introdutórios De Estatística Descritiva

A estatística ela e a Ciência que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando-os na tomada de decisões.

Ela se dividem em duas partes, a estatística descritiva preocupa-se com os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a sua interpretação. Ex: Rol, tabelas, gráficos, medidas descritivas.

E a estatística indutiva ou inferencial, tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Como Intervalo de confiança/testes estatísticos.

O método estatístico se dá em diferentes fases: coleta dos dados, crítica dos dados, apuração dos dados, exposição dos dados e análise dos dados. Coleta dos dados: A coleta dos dados deve ocorrer após um planejamento criterioso e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno que se quer estudar. Crítica dos dados: Durante a coleta dos dados, diversos tipos de erros ou falhas podem ocorrer. Essas falhas podem surgir tanto por parte do informante (por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas), ou ainda, por possíveis falhas internas, como erros de digitação ou arredondamento.

Como a crítica dos dados é de grande importância no processo, pois possíveis erros nos dados podem influir grosseiramente nos resultados, adulterando toda a pesquisa. Apuração dos dados: É a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual ou eletrônica. Exposição ou apresentação dos dados: Para que se possa estudar adequadamente um conjunto de dados é comum resumir e simplificar estes dados, a fim de apresentá-los de forma mais adequada (tabelas, gráficos, medidas típicas, etc.), tornando mais fácil o entendimento, a análise e a interpretação do objeto de estudo.

Análise dos resultados: A análise dos resultados pode se dar a partir da Estatística Descritiva, que tem objeto descrever e analisar determinada população, sem pretender tirar conclusões de caráter mais genérico.

A estatística é utilizada em praticamente todos os sectores do conhecimento humano, tanto por parte de governos, como pela iniciativa privada, devido à sua importância na solução de cálculos complexos e análises econômicas e sociais de municípios, Estados, União e empresas de uma maneira geral (Bazoni & Sakate).

De modo geral, a evolução das ciências e também das tecnologias contribui de forma generalizada para toda a sociedade na utilização de algumas técnicas estatísticas.

O estudo e utilização de Estatística descritiva na área de Administração

Em santa Catarina, avia uma indústria de fundição. Onde eram aplicados conceitos básicos de controle estatístico e processo CEP.

O objetivo do trabalho foi identificar possíveis melhorias nos processos produtivos da indústria visando sua implementação.

Neste estudo, foram utilizados alguns dos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com