TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concentre-se na tecnologia e no meio ambiente em destaque

Tese: Concentre-se na tecnologia e no meio ambiente em destaque. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

Ênfase Na Tecnologia e Ênfase No Ambiente

• 1

• 2

Introdução

hoje em dia nas empresas o que se procura é o aperfeiçoamento em relação aos concorrentes, e para atingir essa meta às empresas vem enfrentando diversos problemas internos nas suas organizações. veremos a seguir as teorias administrativas que servem para ajudar a resolver alguns desses problemas, e concerteza com a ajuda de bons lideres dinâmico e com visão de mercado e de mundo atuando em conjunto com as equipes e sabendo se adaptar as diversas mudanças ambientais e as empresas podem conseguir atingir seus objetivos.

Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstancias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.

Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

Teoria de Sistemas

Essa teoria surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas mas criar teorias e conceitos baseados na experiência.

Segundo Bertalanffy o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas e decorrem de dois conceitos o de proposito ou objetivo e o de globalismo ou totalidade.

Bertalanffy defendia que os sistemas existiam dentro de outros subsistemas e que faziam parte de um sistema maior os supra-sistema que também fazem parte de um supra sistema maior que suas funções dependem de sua estrutura, pois cada sistema possui um objetivo que constitui seu papel com outros sistemas do meio ambiente.

O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada.

Assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas abstrata para resolver problemas específicos da organização e sua administração.

Teoria Matemática

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo foca-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.

Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa que focalizam a resolução de problemas de tomada de decisão.

Teoria da Tecnologia da informação

Surgiu em 1920, e tinha por objetivo medir e calcular a quantidade de informação com base nos resultados da física estatística, e estudava o meio entre o comportamento humano e as maquinas de comunicação.

A teoria consiste em seis componentes, fonte (pessoa, coisa ou equipamento que fornece as mensagens), transmissor (significa o processo ou equipamento que opera a mensagem), canal (significa o equipamento ou espeço entre o transmissor e o receptor), receptor (que é o processo ou equipamento que recebe a mensagem do canal), destino (é a pessoa, coisa ou processo a qual se destina a mensagem) e ruído (significa a quantidade de perturbações indesejáveis que podem alterar de uma maneira imprevisível as mensagens transmitidas).

Reforça o conceito de que toda informação é recebida e coordenada pelo sistema nervoso central, que seleciona, arquiva e ordena os dados, enviando ordens aos músculos, as quais voltam recebidas pelos órgãos de movimentação, e combinam com as informações já armazenadas para influenciar ações atuais e futuras.

Assim podemos compreender que o processo de receber informações é o ajustamento do individuo à realidade e lhe permite viver e sobreviver no ambiente.

Teoria Contingencial

A teoria da contingência surgiu no inicio da década de 1970 à partir de pesquisas realizadas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes em determinas empresas.

A teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, que tudo depende do contexto ambiental.

Mostra que as organizações bem sucedidas são aquelas capazes de se ajustar as pressões e coações do ambiente e aproveitam as oportunidades que surgem, e que as organizações que seguem um único e exclusivo modelo organizacional, não alcançam seus objetivos.

Contingencial significa que algo pode acontecer ou não e isso nos mostra que os princípios gerais e universais das teorias anteriores não servem mais para o mundo atual, pois elas eram úteis quando o mercado era previsível e hoje o que se visualiza nas organizações são as mudanças para que elas se ajustem cada vez mais ao ambiente.

É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização onde a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

Implicações Éticas

Com os conceitos apresentados acima, podemos crer que atualmente o que as empresas levam em consideração na hora de escolher um líder dentre seus colaboradores, a preferencia por pessoas que faça acontecer e que esteja em constante aprendizado e evolução, diante disse temos que estar sempre atualizados e saber nos adaptar as mudanças do ambiente.

Pensamento Sistêmico e Liderança

Um dos principais fatores atualmente das empresas é ter eficientes equipes para que consigam oferecer produtos e ou serviços diferenciados e tenham sucesso em relação aos concorrentes.

Para isso as empresas têm inserido um novo tipo de gestão organizacional, onde se tem conceitos de aprendizagem contínuos e de uma forma sistêmica que respondem as constantes mudanças do ambiente.

Nesse conceito aprender não significa apenas adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade de produzir os resultados desejados.

As empresas necessitam então da ajuda de seus lideres, que precisam antes de tudo querer ser lideres, pois tudo começa com a disponibilidade para assumir a liderança e que pensem estrategicamente, tenha visão de mundo, do negócio da empresa, que saibam compreender e depois serem compreendidos, que estejam em constante renovação e saibam se adaptar as alterações do ambiente de forma rápida, para que consigam influenciar os demais colaboradores e tenham excelência nos objetivos das empresas, tenha competência para fazer acontecer, para negociar, para assumir riscos tome decisões, que desenvolva.

Os bons lideres precisam entender seus próprios comportamentos e seus valores pois ele é uma pessoa comum, com atitudes comuns a qualquer ser humano, mas dele se espera ações que transformem pessoas e ambientes, necessitam criar o sentido de uma missão para que se tornem bons gestores e autênticos lideres.

A questão chave para o sucesso da equipe é engajar as pessoas e o aprendizado em equipe, ou seja, desenvolver um comportamento de compromisso nas pessoas e a utilização do feedback(retorno) para ter um resultado no trabalho de fluxo.

Nas atuais organizações o pensamento sistêmico visa ajudar a enxergar as coisas como um todo e não como peças isoladas, para criar e mudar a sua realidade.

Com a mudança transformando tudo e tempo todo, aprender a aprender passou a ser a competência central e duradora e ser desenvolvida pelas pessoas.

Conclusão

Pode se dizer que o tema liderança está presente em todos os meios sejam eles organizacional, acadêmico, na mídia e nos meios informais, está em todas as horas da vida de um ser humano como quando toma decisões sobre questões pessoais que é uma necessidade em função das rápidas e contínuas mudanças em todos os aspectos que fazem parte da vida das organizações e das pessoas pois o líder é o condutor, o que possibilita que mudanças ocorram num ambiente onde o clima é favorável a isso.

Liderar cada pessoa e cada situação é a forma mais curta para atingir os resultados esperados para a equipe e a organização.

O maior desafio das organizações atualmente é motivar o desenvolvimento de lideranças em todos os níveis e com estilo que favoreça o alcance de seus resultados.

O correto não é simplesmente promover como forma de recompensa por tempo de casa, mas desenvolver para promover. O desafio de cada colaborador com expectativas de crescimento é desenvolver-se constantemente e quando assumir uma função de liderança permitir e facilitar que sua equipe faça o mesmo. Liderança constitui uma oportunidade.

Referências Bibliográficas

* Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem disponível em Acesso em: 23/10/2011.

* Liderança Situacional disponível em

Acesso em: 23/10/2011.

* Chiavenato, Idalberto. Administração nos Novos Tempos, 2ª edição. Rio de Janeiro; Elsiever, 2004 – 2 ª reimpressão.

* Chiavenato, Idalberto. Introdução Geral da Administração , 7ª edição. Rio de Janeiro; Elsiever, 2003.

* Chiavenato, Idalberto. Administração: teoria, processor e prática, 4ª edição. Rio de Janeiro; Elsiever, 2011 – 2 ª reimpressão.

* Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à revolução Digital- 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2010 – 7ª reimpressão.

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »