TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção Da Infância

Artigo: Concepção Da Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As leis atribuem as crianças direitos de cidadania por meio da família , da sociedade e do poder publico , com absoluta prioridade. Há necessidade crescente de que as instituições da educação infantil incorporem trazendo todas as partes juntas para o binômio cuidar e educar .

Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro , com sua singularidade ser solidário com suas necessidades confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vinculo afetivo entre quem cuida e é cuidado. (RCNEI –VOL 1 ,P.75, MEC/sef,1988).

Discutir o papel da educação infantil é exatamente o objetivo desse trabalho sempre tendo em mente que o cuidar e educar fazem parte da educação infantil e tem um papel indispensável nesse processo . Antes as escolas de educação infantil eram vista como deposito de crianças, usados apenas para colocá-las para os pais trabalharem, mas houve mudanças nessas visões , e hoje a educação infantil é vista como tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade , tendo o cuidar e o educar como base para trabalho docente cada vez melhor . A expansão e mudanças da educação infantil no mundo todo , nas ultimas décadas é bastante conhecida . Com essas mudanças e expansão veio o RCNEI que foi desenvolvido em um momento em que as creches e pré escolas buscavam interligar cuidados à educação.

O referencial pretende orientar ações em busca de qualidade de educação para crianças.

Neste trabalho serão apresentados os eixos do cuidar e do educar segundo o RCNEI, a importância de avaliar e planejar na educação infantil, os métodos de alfabetização e o ambiente escolar a importância da roda conversa e o desenvolvimento da oralidade, a presença do lúdico no contexto da educação infantil. Pois há compreensão da importância da educação infantil como primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança e seus diferentes aspectos.

A educação infantil vai além só do cuidar é preciso também o educar e para isso ocorra é preciso ter esses eixos do RCNEI , e a visão da educação infantil como de extrema importância no desenvolver da criança.

DESENVOLVIMENTO

A educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de adquirir uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. A educação para infância surgiu das inúmeras lutas sociais e políticas, travadas por varias gerações em diferentes contextos e momentos históricos, com o objetivo de conceder e assegurar a criança o direito de viver por completo esse momento tão importante. Entender a evolução da educação infantil demanda uma breve construção histórica acerca da concepção de infância.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás , é importante lembrar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído , por isso pode se notar os contraste em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos, de um ser sem importância quase imperceptível, a criança num processo secular ocupa um destaque na sociedade , e a humanidade lhe lança um olhar novo.

A concepção de infância vai sendo mudada conforme a sociedade passa a vê la como um olhar mais focado de que a criança é um individuo que pertence a sociedade , que está inserido em sua cultura e dela aprende que tem sua forma de viver , se acredita que a concepção de infância está ligada á cultura e a sociedade que vivemos , a sociedade que os adultos criam para as crianças , e como um ser moldado pela sociedade e pela cultura dela , estas vivem as influências de sua época. Com o aparecimento da concepção da infância , veio o cuidar e o educar na educação , sendo contemplado no referencial curricular nacional para educação infantil . Após a concepção da infância veio as escolas de educação infantil , mas não totalmente preparados para educar , havia apenas um olhar de cuidar das crianças , deixa lás limpas e saciadas era o bastante para aquele olhar .

Houve uma nova visão e cuidar e educar se tornaram ponto chave para educação infantil pois na educação infantil o ato de cuidar e o educar são indissociáveis , o cuidar e o educar estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica da educação infantil, desde a hora em que se está alimentando a criança no momento da higiene. Todos esses atos que parecem ser simples “cuidados” eles podem e devem ser trabalhados dentro do aspecto educativo.

Quando realizada essas atividades em sala de aula faz se preciso conversar com as crianças da necessidade daquele momento e incentivando para que tente fazer sozinha, assim o educar contribui para a independência da criança.

No cuidado com as crianças é fundamental considerar evidencias que podem ser notadas no comportamento e nas respostas que os pequenos dão, as atividades propostas em sala de aula ensinar na educação infantil exige um olhar atento não só pelo cuidado, mas pelo aprender e desenvolver da criança .

Cuidar e educar são papel do professor, é função do educador também organizar seu trabalho pedagógico contemplando objetivos e conteúdos que envolvam o cuidar e o educar. Pois é fato consumado que o ato de cuidar e educar presente na pratica mediadora da educação infantil ajuda a aprendizagem das capacidades das crianças, e consequentemente o seu desenvolvimento global.

Para que esse desenvolvimento acorra é necessário que haja a quebra de modelos históricos e culturalmente construídos , tanto por pais como por alguns educadores da educação infantil desinformados, esta inserido nesse grupo também a sociedade que por falta de informações considera que a educação infantil é apenas uma etapa para criança educada, por isso a dificuldade de convencer alguns pais a levar seus filhos a creche e deixar que eles desfrutem desse momento da primeira etapa básica da educação, transformar esta realidade suscita ressignificar concepção e praticas , por isso faz se preciso que o professor da educação infantil entenda como a criança aprende a idade mais terna , portanto deve haver atividades em seu planejamento em que ele cuide educando e eduque cuidando , notando a sua importância como mediador durante este processo . Outro ponto de significativa importância na primeira etapa básica da educação é planejar e avaliar no trabalho pedagógico, que é algo ainda pouco compreendido pelos professores da educação infantil. Muitos professores por falta de informação deixam de lado o planejar na educação, esse deixar de lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com