TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto

Resenha: Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Pela literatura, verifica-se que muitos pesquisadores consideram que o primeiro tipo de concreto teria sido desenvolvido no antigo Império Romano. Observa-se que a arquitetura romana destaca-se até hoje em decorrência de seus arcos e colunas, que são verdadeiras obras de artes.

Entretanto, com apenas uma determinada quantidade de mármore a disposição dos construtores romanos, fazendo com que estes empregassem uma grande quantidade de terra, pedra e tijolo. Muito embora, os romanos teriam inventado também um novo material, ou seja: o concreto.

Observa-se que o material considerado ideal para as construções é aquele que apresenta as seguintes características: resistência e durabilidade conjuntamente. Verifica-se que as pedras, altamente empregadas nas construções antigas, apresentam grande resistência à compressão e durabilidade muito elevadas, entretanto, apresentam uma baixa resistência à tração. Cita-se como exemplo o caso da madeira que apresenta uma razoável resistência, entretanto a sua durabilidade é restrita. Obviamente o ferro e o aço apresentam resistência elevada, entretanto a durabilidade também é limitada em decorrência da corrosão que podem vir a sofrer (BASTOS, 2006).

Em relação ao concreto armado, o mesmo surgiu efetivamente da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as demais vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com celeridade e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto com a finalidade de evitar a sua corrosão (BASTOS, 2006).

Ressalta-se que os materiais de construção desenvolvidos a partir do cimento, denominados de “materiais cimentícios”, podem ser considerados como sendo um dos materiais mais importantes produzidos pelo homem, em função de que o mesmo possibilitou a construção de edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver, tais como as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, teatros, igrejas, museus, palácios, entre outras tantas construções mais.

A grande abundância das matérias primas em quase todas as regiões, agregada à sua grande versatilidade para aplicação nas mais variadas formas, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais.

Em analise aos restos de muralha existente em Londres, pode-se verificar que o material é muito mais duro que o concreto que possuíam nessa época, ou seja, o material básico consistia numa mistura de cal e de uma terra arenosa especial denominada de pozzolana. Assim, uma vez descobertas as suas propriedades graníticas, verifica-se que os romanos faziam uso da mesma de forma livre, quer seja como substância para ligar bem como material de construção (BASTOS, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com