TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Armado

Trabalho Universitário: Concreto Armado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado na disciplina de Estruturas em Concreto Armado do curso de Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de exercitar os conhecimentos adquiridos em sala de aula através das visitas realizadas à obra de concreto armado e a observação das fases de execução da obra, seu planejamento, locação, armação, forma, concreto, controle de qualidade, cura, desforma, segurança do trabalho e mão-de-obra.

O concreto armado é um elemento considerado um dos mais importantes na construção civil desde o século XX, tal que permite a obtenção de estruturas aptas a resistir cargas elevadas. Certamente, é o sistema construtivo mais empregado no Brasil, predominando as construções das cidades brasileiras, tanto formais quanto informais.

As estruturas de concreto armado englobam barras de aço (armadura) junto ao concreto simples. A combinação dos dois elementos permite diversas vantagens na engenharia e arquitetura, tais como, alto índice de segurança contra incêndios, grande variabilidade de formas (moldável) permitindo diversas concepções arquitetônicas, baixo custo na manutenção e facilidade no emprego de mão de obra. Além disso, uma das características mais marcantes é a durabilidade, assim, construções em concreto armado alcançam longos anos, até mesmo sem necessidade de reparos.

Porém a utilização deste sistema construtivo também implica em algumas desvantagens. O custo das formas usadas para moldar os elementos de concreto é relativamente cara. Em alguns casos, o custo do material e a mão de obra para construir as formas tornam-se igual ao do concreto. O surgimento de fissuras devido à aplicação de cargas móveis e o peso próprio elevado, são outros quesitos negativos do material.

A OBRA

A obra visitada localiza-se na Rua Gonçalves Dias, no Bairro de Lourdes. Desenvolvida pela construtora Círculo e supervisionada pela Bethon Engenharia, sob a direção do engenheiro Carlos Antônio F. Pinheiro, a obra em andamento é um projeto de um edifício comercial de 17 andares, onde o sistema construtivo adotado é Viga - Pilar em concreto armado.

Rua Gonçalves Dias, nº 2039, Bairro Lourdes. Google Maps. 2014

FASES DE EXECUÇÃO DA OBRA

Para obtenção de um bom concreto as operações básicas de produção desse material devem ser bem realizadas, já que, tal processo influência nas propriedades do mesmo. Primeiramente é realizado a dosagem. Trata-se de um estudo para indicar a quantidade e proporção dos materiais compostos na mistura, tais como, areia, brita, cimento, água e aditivos. Essa operação tem como intuito obter um concreto com determinadas características, previamente estabelecidas, para atender as necessidades da edificação.

Após esse processo é realizada a mistura, concedendo homogeneidade ao concreto, proporcionando assim que em qualquer ponto de sua massa não haja segregação dos constituintes. Com a conclusão desta etapa é realizado o transporte, já que, a obra em questão optou pela produção deste material em usina. Através de caminhões betoneira, o concreto é levado ao local onde será aplicado, iniciando o lançamento do concreto nas formas. Após 2 a 4 horas (dependendo do tipo e quantidade de cimento) inicia-se um processo conhecido como “pega”, resultante do endurecimento do concreto e o ganho de resistência do mesmo. Com isso é realizado o adensamento através de um vibrador, processo que busca eliminar o ar aprisionado na conformação do concreto e preencher por completo as formas.

A última etapa é denominada cura: um conjunto de procedimentos, adotados nos primeiros dias, a fim de evitar a perda rápida de água pelo concreto. Tal processo é de extrema importância pois se realizado inadequadamente pode ocasionar fissuras de retração, consequentemente, maior permeabilidade e porosidade da estrutura, prejudicando assim a durabilidade da edificação. Recomenda-se então que este processo seja realizado de maneira adequada para evitar danos futuros a estrutura.

Normalmente a resistência de projeto é atingida após vinte e oito dias da aplicação, havendo assim a desforma.Outro quesito de suma importância é a definição do posicionamento, tipo, bitola e quantidade dos vergalhões que vão compor a armadura. Essa determinação (cálculo estrutural) deve ser feita, obrigatoriamente, por um profissional habilitado.

Planejamento: é realizado um planejamento de longo prazo, denominado cronograma, referente as datas de concretagem, armação, e procedimentos concebidos em obra. Porém de 15 em 15 dias acontecem reuniões para ajustar as datas e resolver algumas questões do campo, conhecido como planejamento de curto prazo.

Locação: Conhecido no ambiente da obra como marcação de colarinho. É a marcação dos pilares (apenas para pilares)

Controle de qualidade: Referente ao corpo de prova do concreto, verificando se atingiu a resistência necessária, na obra analisada, 35fck. Após 28 dias recebem o laudo e caso não seja alcançado tal valor, é comunicado ao engenheiro calculista. Ele que determina o que fazer, caso seja necessário pode haver um reforço com chapa metálica ou fibra de carbono, em última estância a demolição da estrutura realizada com tal concreto.

Cura: procedimento adotados nos primeiros dias, a fim de evitar a perda rápida de água pelo concreto. Na obra foi construída uma cisterna no intuito de aproveitar a água do lençol freático bombeando esta para realizar a cura. São gastos 2.000 a 3.000 litros de água por dia para a cura.

Segurança de trabalho: equipamentos de segurança (capacete, roupa e calçado adequados). É construída uma proteção a cada 3m de altura no entrono da edificação para evitar acidentes. Além disso os trabalhadores são presos em cordas de aço amarradas em uma haste .Há seguro para os trabalhadores e também um profissional acompanhando a obra apenas para verificar se as condições de segurança.

Rastreamento: é realizado um acompanhamento, aonde foi lançado o concreto e qual caminhão betoneira forneceu o material. Como por exemplo na concretagem no dia 30/06, onde foram necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com