TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concursos

Tese: Concursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Olá Concurseiros de plantão,

Nosso artigo de hoje trata de um assunto que há muito tempo vários dos senhores vêm me cobrando, isso mesmo gente, Artefato para Controle do Ciclo de estudos e a foram de utilizá-lo.

Bem, tudo começa com uma ideia bem simples, a de vocês conseguirem fechar um ciclo de estudos no qual possam chegar ao seu final e não mais esquecer o assunto que está sendo estudado, pelo menos assim eu tenho feito e vem dando certo.

Não podia deixar de citar, mas utilizei como base a obra ?Como Passar em provas e Concursos? do Sr. William Douglas e vários artigos na internet para montar tal ciclo que se baseia nas seguintes atividades:

1. 1. Assistir aulas ou ler aulas em PDF e fazer anotações/marcações nas aulas.

2. 2. Fazer resumos ou mapas-mentais.

3. 3. Revisar o conteúdo semanalmente e resolver exercícios.

4. 4. Revisar o conteúdo quinzenalmente e resolver exercícios.

5. 5. Revisar o conteúdo mensalmente e resolver exercícios.

6. 6. Revisar os exercícios resolvidos.

Alguns devem estar se perguntando ?Mas isso não é muito fácil de ser feito, afinal de contas eu tenho de tratar tais atividades para cada tópico, não é?? e ai eu vou te responder ?É sim, e agora é que entra o artefato que venho utilizando baseado em alguns anos de estudos para concursos?.

A primeira pasta que os senhores vão ter contato é uma tabela na qual vão registrar os respectivos tópicos do teu edital, eu estou encaminhando com um registro de exemplo da disciplina de língua portuguesa. A segunda pasta é uma pasta na qual os senhores irão priorizar as disciplinas a serem estudadas.

Depois os senhores terão contato com a Agenda, isso mesmo, a mesma que citei em outro artigo escrito anteriormente e por final uma pasta na qual os senhores terão um calendário.

Agora vamos à utilização do artefato que os senhores possuem em suas mãos.

Primeiro ponto será arrumar tempo para os estudos, muita gente me diz que não tem tempo para estudar e vou provar agora que vocês têm tempo sim viu, abram a pasta que contem a Agenda e anotem nela suas atividades diárias realizadas semanalmente, desde o momento que os senhores acordam, até o tempo que gastam tomando um bom banho pela manhã, para tomar café, se deslocar para o trabalho, trabalharem efetivamente, almoçarem, enfim, todas as atividades realizadas diariamente, se quiserem podem até diminuir o espaço de tempo que está sendo utilizado, eu utilizo com 30 minutos e tem dado certo.

Pronto, agora possuem uma agenda na qual verão que existem espaços vagos, irão encontrar espaços vagos de 20, 30 minutos, uma hora, uma hora e meia e até mesmo 2 ou 3 horas, observem direitinho, verão as vezes quer terão tempo livre no horário do almoço, após chegarem em casa, após o trabalho, se for o caso até mesmo acordando mais cedo um pouco (que é o meu caso, acordo às 05:00 e estudo de uma hora e meia a duas horas pela manhã, na hora do almoço e as vezes à noite).

Feito isso, perfeito, os senhores abrirão agora a pasta referente às disciplinas e irão separar tópico a tópico o seu edital, fechando assim o escopo do seu projeto de estudos.

Agora irão abrir a planilha de priorização das disciplinas e utilizando o seu edital como base irão preencher a planilha com o quantitativo de questões e o peso de cada disciplina, isso irá te trazer o quão são prioritárias ou não as suas disciplinas.

Abrão novamente a pasta de agenda e tentem lançar as disciplinas de forma que trate de cada uma delas no mínimo duas vezes por semana trabalhando com uma das atividades expostas (1 e 2) lá no ciclo citado acima reservando um dos dias da sua semana (sábado ou domingo) para realizar as atividades de revisão (itens 3 ao 5). Importante observar que os senhores precisarão fechar o item 1, depois o item 2 e dai sim partir para o ciclo de revisões.

Jóia, agora verão a mágica que é trabalhar com a Agenda e o Calendário semanais, pois todas as vezes que estudarem um tópico da disciplina planejada e já colocada na Agenda, este deverá ser anotado no Calendário de forma detalhada e também na pasta de disciplinas nas colunas Atividade 1, 2, 3, 4 ou 5 o que no final de contas foi feito adicionado do tempo que trabalharam o item.

Pronto, chegou o dia da revisão e veremos que temos acima revisões semanais, quinzenais e mensais, todas elas acompanhadas de exercícios e agora vocês possuem o que foi estudado na última semana para poder realizar a revisão semanal, na última quinzena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com