TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conferência Educacional Nacional

Seminário: Conferência Educacional Nacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Seminário  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático importante para a construção da política nacional de educação e de seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, da igualdade e da diversidade. A importância do tema revela-se nas condições para assegurar com qualidade a função social da educação e da instituição educativa.

Constitui-se num espaço aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. A Conferência foi organizada para tematizar a educação escolar, da educação infantil à pós-graduação, e realizada em diferentes territórios e espaços institucionais.

A CONAE estrutura-se em seis eixos temáticos:

I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;

II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;

III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

IV – Formação e Valorização dosTrabalhadores em Educação.

V – Financiamento da Educação e Controle Social.

VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Esses temas foram discutidos nas escolas,municípios, estados, Distrito Federal, e país. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada, de modo geral, tiveram e ainda terão em suas mãos a oportunidade de participar dos rumos da educação brasileira. Em abril de 2010, haverá a Conferência Nacional em Brasília, que definirá os rumos da educação brasileira para os próximos 10 anos, com uma ampla mobilização e participação dos movimentos em prol da educação de qualidade social.

Conforme o documento referência, historicamente, o Brasil tem se caracterizado como um país com frágeis políticas Sempre foi evidente que nosso país, esta em divida com a classe docente, e mesmo que a valorização do professor não reverta à fragilidade da educação brasileira ao menos a fortaleça, ainda assim essa valorização não abrange apenas a questão salarial e o plano de carreira que são importantes, mas não quita de todo essa divida, pois o desenvolvimento profissional do docente deve ser sempre continuo para uma real atualização do currículo e assim busca rmelhores e maiores conhecimentos acadêmicos pra reforçar seu papel de educador e assim por mérito alcançar melhor renumeração.

Ainda assim para valorizar o professor de fato, e necessário que o Estado não fuja de sua responsabilidade de ofertar a educação e os meios para essa, com qualidade, já que muitas vezes o docente se depara com o ambiente escolar em grande precariedade e com materiais didáticos em péssimos estados. As condições de trabalho são um ponto de extrema importância pra essa valorização do docente, mais do que isso, valorização do processo educacional no país.Um ponto também de muita relevância e a falta de interesse pelos jovens pela carreira docente, desmotivados pelas características do nosso sistema de educação, os juros dessa divida aumenta ainda mais justamente pelo fato de que não há mais interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com