TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Configuração E Instalação Do Oracle

Exames: Configuração E Instalação Do Oracle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho fala precisamente do Oracle. Veremos a sua definição, ano de surgimento, as suas versões (as mais instável e as mais recentes).

O Oracle é um SGBD que surgiu no fim dos anos 70, por iniciativa de Larry Ellison. Um SGBD é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados que tem como principal objectivo retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados.

Campo de acção

As versões do Oracle

Em 1979, o primeiro protótipo (RDBMS - RSI1) que integra a separação dos espaços de endereçamento entre os programas usuários e o núcleo Oracle é comercializado. Esta versão é inteiramente desenvolvida em linguagem de montagem. A segunda versão (RDBMS - RSI2) é um transportador da aplicação para outras plataformas.

Em 1983 a terceira versão traz melhorias no nível das performances e um melhor suporte do SQL. Esta versão é inteiramente codificada em linguagem C. Na mesma época RSI troca de razão social e torna-se Oracle.

Em 1984 aparece a versão Oracle 4 é comercializada em máquinas IBM.

Em 1985 Oracle 5 permite uma utilização cliente-servidor graças ao middleware SQL Net.

Em 1986 Oracle foi levado para a plataforma 8086.

Em 1988 Oracle 6 está disponível em um grande número de plataformas e aportes de numerosas novas funcionalidades bem como uma melhoria importante das performances.

Em 1991, Oracle 6.1 propõe uma opção Parallel Server (em um primeiro tempo na DEC VAX, depois rapidamente em numerosas outras plataformas).

Em 1992, Oracle 7 é lançado para plataformas UNIX (ela sairá para as plataformas Windows somente a partir de 1995). Esta versão permite uma melhor gestão da memória, do CPU e das Entradas-Saídas. O banco de dados é acompanhado de ferramentas de administração (SQL*DBA) que permitem uma exploração mais fácil do banco. Em 1997, a versão Oracle 7.3 (batizada Oracle Universal Server) aparece, seguida da versão 8 que oferece capacidades objeto ao banco de dados.

Oracle é escrito em linguagem C e disponível em numerosas plataformas materiais (mais de uma centena) dentre elas :

• AIX (IBM)

• Solaris (Sun)

• HP/UX (Hewlett Packard)

• Windows NT (Microsoft)

Como conectar o Oracle MySQL, ou qualquer outro banco de dados utilizando Squirrel SQL client:

Ao utilizar ambientes que utilizam um sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionais, ou RDBMS, você pode precisar se conectar a vários bancos -- como um Oracle ou MySQL -- de vários fornecedores ao mesmo tempo. Pode ser necessário utilizar uma interface simples para que pessoas leigas em bancos de dados também possam visualizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com