TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conscientização e a Água

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A água sempre foi algo muito importante para a sobrevivência humana. Desde o tempo das cavernas até os dias atuais. O problema é que cada vez mais temos abusado desse recurso, a ponto dela ser reconhecida como ouro em muitas partes do planeta.

Faz algum tempo que somos assombrados com a “eminente” falta de água, mas nunca demos a devida importância a isso. Alguns não acreditaram que isso realmente aconteceria e outros não se importaram por acharem que isso demoraria a acontecer, mas os sinais estão mais significativos, a falta de água é um dos grandes problemas que nosso país enfrenta. Muitas cidades brasileiras já sofrem as consequências da má utilização e consumo excessivo da água, a situação é realmente alarmante. Precisamos agir enquanto há tempo, para continuarmos tendo acesso à esse recurso imprescindível para a vida. Não só à vida humana, mas a vida de todo o planeta, todo o ecossistema, todas as vidas.

Muitos se preocupam com o petróleo. Que o maior problema é ficarmos sem ele e nossa economia desandar ainda mais, mas tais pessoas não pensam que é possível viver sem o petróleo, mas ficar sem água é uma sentença de morte a todos nós.

Precisamos pesar na balança nossas prioridades e começarmos a nos conscientizar. Através de pequenas atitudes diárias, novos hábitos, poderemos fazer nossa parte sem perder a qualidade de vida. É claro que o consumo agrícola e industrial são massivos em relação ao uso doméstico, mas novos hábitos domésticos somados a uma consciência global podem mudar tudo isso.

Nosso projeto consiste em pequenas ações que além da redução do consumo de água, também apresentam como vantagem a redução correspondente das descargas de água residuais, custos de tratamento e distribuição, e etc. A conscientização dos problemas planetários funcionam como uma engrenagem, pois reduzindo desperdícios, reduzimos as necessidades e consumos de muitos produtos agrícolas e industriais.

COMO REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA?

Pensando em conjunto e pesquisando, reunimos algumas ações que podem contribuir muito para a redução do consumo de água e que não interferem no nosso bem viver.

1 – Na cozinha:

  • Ao lavar a louça: Antes de começar, tire todo o resíduo de comida e retire o excesso de gordura com uma esponja. Não lave peça por peça, deixe de molho numa bacia com água e detergente, e depois esfregue toda a louça.

Quando usar a torneira, evite abri-la demais. Jamais deixe a torneira aberta enquanto ensaboa ou arruma a louça já lavada.

  • Ao lavar as verduras: Encha a bacia de água e tire a sujeira grosseira. Troque de água e faça um segunda lavagem. Na terceira troca de água, esprema um limão e higienize as verduras, deixando-as de molho por dez minutos.

(Dica: A água de cozimento dos vegetais, depois que esfria, pode ser usada para uma sopa ou novos cozimentos, ou também para regar plantas e jardins.)

2 – No banheiro:

  • Ao escovar os dentes: Enquanto estiver escovando os dentes feche a torneira. Abra-a apenas para o enxague. Ao terminar olhe a torneira para ter certeza de que esta bem fechada.

(Curiosidade: Uma torneira pingando durante vinte e quatro horas, perde três litros de água por dia o que corresponde a 1000 litros de água por ano.)

  • Ao tomar banho: Escolha uma música de seu gosto com duração entre 5 e 7 minutos. O tempo que você tem com o chuveiro ligado é o tempo em que a musica estiver tocando. Assim o banho fica divertido e você economiza água.

(Curiosidade: A cada vinte minutos, cerca de vinte litros de água vão para o ralo. Sempre que tiver que esperar para que a água esquente, deixe um balde sob o chuveiro até ser atingido a temperatura desejada. Esta água poderá ser utilizada para regar plantas, dar de beber aos animais de estimação ou até mesmo mudar a água do aquário.)

  • Reduza o volume de armazenamento da caixa de descarga colocando uma garrafa de água de um ou dois litros dentro, de forma a não interferir o mecanismo da descarga.

(Dica: Para saber se o sistema de descarga perde água ponha umas gotas de corante no depósito. Se perceber água corada no sanitário, sem ninguém ter dado a descarga, é porque existe vazamento.)

3 – Na área de serviço:

  • Ao lavar as roupas: Procure usar a capacidade máxima de roupas na máquina. Quando não houver roupa suficiente para encher a máquina, use o botão “meia carga”. Para pouca roupa ou peça isoladas, lave no tanque e faça enxagues em uma bacia ao invés da água corrente.

(Dica: Reutilize a água da máquina de lavar roupas. Use um balde para deixar a água da máquina escorrer e use-a para lavar o banheiro, dar descarga ou lavar o quintal.)

4 – Outros:

  • Evite acender a luz durante o dia, ao invés disso, abra as janelas.
  • Nunca deixe carregadores na tomada, pois gastam energia mesmo não estando conectados com seus respectivos aparelhos eletrônicos.
  • Opte por lavar o automóvel com balde e esponja.

(Curiosidade: Lavando o veiculo desta forma serão gastos cerca de sessenta litros de água. Calcula-se que ao utilizar a mangueira, serão gastos cerca de quinhentos e setenta litros de água! Pensando bem... Se puder troque o carro por uma bicicleta ou transporte público, o meio ambiente agradece.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com