TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Sustentável

Pesquisas Acadêmicas: Construção Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA CIVIL

Pedro Henrique Dias da Silva – RA: B14ECD-6

Brenda Bárbara Fernandes Moreira

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

HOTEL SUSTENTÁVEL VERDE GREEN EM JOÃO PESSOA

Goiânia

Fevereiro/2015

SUMÁRIO

CAPA...............................................................................................................................01

SUMÁRIO.......................................................................................................................02

INTRODUÇÃO...............................................................................................................03

INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos, percebemos que os problemas ambientais vêm aumentando com muita frequência, e isso tem influenciado diretamente na fauna, flora e na vida do ser humano. O Brasil é um país privilegiado, pois cerca de 12% da água doce superficial do planeta corre em nossos rios, tem um considerável índice de investimento no setor de infraestrutura como tratamento de água e esgoto, e o principal, a população vem tomando consciência e vários projetos com relação a sustentabilidade está criado em nosso País.

Mesmo como tudo o que foi citado no parágrafo anterior, varias regiões estão sofrendo com problemas ambientais, com relação a seca, decomposição do lixo, problemas com relação à energia, desmatamento, desperdício mútuo de materiais e por ai vai.

E foi pensando nisso na cidade de João Pessoa na Paraíba, mais conhecida como “capital verde das Américas”, foi construído o Hotel Verde Green. Esse Hotel é uma opção de hospedagem sustentável e de qualidade do Nordeste brasileiro.

HOTEL VERDEGREEN – UM MODELO DE SUSTENTABILIDADE

O empresário Demétrio Jereissati sempre teve a ideia de construir um hotel com atitudes verdes. Foi então que ele deu início ao projeto Verdegreen. A concepção, estrutura, nome e planejamento de ações foram traçados buscando criar um negócio que colocasse em prática este conceito.

O objetivo era seguir os passos do GUEST, que em inglês significa hóspede, e cujas iniciais significam “Garantir o Uso Ecologicamente Sustentável da Terra”. Esta iniciativa firma-se em três pilares: sustentabilidade, responsabilidade social e realização humana, visando colocar em prática o “cuidar” e “servir”.

Desde o início do projeto houve a preocupação com a economia dos materiais utilizados na construção do Hotel, valorização da mão-de-obra local, fornecedores próximos à obra, entre outras.

Com cinco anos de fundação o Verdegreen Hotel já recebeu projeção nacional pela qualidade de serviços e várias ações sustentáveis. Em 2010 e 2011 o Hotel recebeu a primeira colocação na classificação geral de hotéis de João Pessoa segundo o Guia 4 Rodas e é o único estado que possui o selo “trevo verde”, que é concedido somente a hotéis sustentáveis. O Verdegreen Hotel está em processo de certificação para obter o ISO 14000.

ISO 14000 – (A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Ou seja, especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, de modo a permitir que a organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos. A finalidade desta série de normas é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas. Entretanto, esta norma não estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, além do comprometimento, expresso na política, de atender à legislação e regulamentos aplicáveis e do compromisso com a melhoria contínua. Assim, duas organizações que desenvolvam atividades similares, mas que apresentem níveis diferentes de desempenho ambiental, podem, ambas, atender aos seus requisitos. Dessa forma, a adoção desta norma não garante, por si só, resultados ambientais ótimos.)

O Hotel Conta com 80 colaboradores. “É frequentado por turistas de negócios individuais, seguido pelo turismo de eventos e posteriormente, o de lazer”. “O Verdegreen conta ainda com um setor de sustentabilidade, representado pela assistente Marlone Gonzaga, que auxilia na manutenção do sistema de gestão ambiental”. A utilização de tecnologias limpas e ações sustentáveis trazem consequências favoráveis, como economia dos recursos naturais, matéria-prima e energia, melhoria nas condições de trabalho, incremento na qualidade dos produtos e serviços, diminuição dos custos e conserva.

Ações Sustentáveis

A sustentabilidade está presente em várias ações, como: uso de energia solar, coleta seletiva, cultivo de alimentos na horta orgânica, reaproveitamento da água, trabalho educativo com hóspedes, iluminação natural em toda área social, decoração com móveis de madeira de reflorestamento, peças de artesãos locais, descarga de duplo acionamento, bicicletas para uso dos hóspedes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com