TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de relatórios sobre conceitos matemáticos e sua aplicação

Tese: Construção de relatórios sobre conceitos matemáticos e sua aplicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UNIDERP-ANHANGUERA

CURSO: TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÓDULO MATEMATICA

PROJETO: Construir relatórios acerca de conceitos matemáticos e suas aplicações.

PROFESSORA EAD:

Camila Silva de Menezes Costa

Setembro/2013

UNIVERSIDADE UNIDERP-ANHANGUERA

CURSO: TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MÓDULO MATEMATICA

Projeto apresentado à disciplina Matematica como requisito parcial para elaboração do projeto do curso de graduação em Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos, Centro de Educação a Distância da Anhanguera/Uniderp, sob a orientação do Professora EAD, Camila Silva de Menezes Costa e do Professor Tutor Presencial Alessandro Borsatti.

Eldorado – MS

Setembro/2013

Introdução:

Esses relatórios serão compostos por resumos e aprofundamentos teóricos e resolução de exercícios aplicados.

A relevância do desafio esta pautada na possibilidade de utilização do estudo para compreensão de conceitos matemáticos e suas aplicações diretas.

O conceito de função que hoje pode parecer simples é o resultado de uma lenta e longa evolução histórica iniciada na Antiguidade quando, por exemplo, os matemáticos Babilônios utilizaram tabelas de quadrados e de raízes quadradas e cúbicas ou quando os Pitagóricos tentaram relacionar a altura do som emitido por cordas submetidas à mesma tensão com o seu comprimento. Nesta época o conceito de função não estava claramente definido: as relações entre as variáveis surgiam de forma implícita e eram descritas verbalmente ou por um gráfico.

Na analise de fenômenos econômicos, muitas vezes usamos funções matemáticas para descrevê-los e interpreta-los. Nesse sentido, as funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados à administração de empresas.

Muitas Funções podem ser identificadas por apresentar características semelhantes.

Resumo

Conceito de Derivadas

Analisando a taxa da variação média e a taxa de variação instantânea iremos entender o conceito de derivada, que tem grande aplicação nas mais variadas áreas de conhecimento.

Em tal exemplo pratico, por se tratar de uma função do 1° grau, salientamos a taxa de variação media representa o coeficiente angular da reta que representa graficamente tal função. A equação de tal reta (ou função) é dada por y =f(x) =m . x + b

A taxa de variação media pode ser calculada para qualquer função. Se y representa a variável dependente e x a variável independente, então a taxa de variação media de y em relação a x é calculada pela razão.

A taxa de variação media é obtida pela divisão de duas grandezas que, na pratica, tem unidades de medida, então a taxa de variação media também tem unidade de medida que será dada pela divisão das duas unidades de medidas envolvidas.

Podemos calcular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com