TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumismo

Dissertações: Consumismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, Jornais, rádios).

Em alguns casos o consumismo pode se tornas uma doença (espécie de vício). Nesse caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento profissional de um psicólogo.

Por outro lado existe também o consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza.

2.1. COMO SURGIU

Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma das antigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades.

2.2. DIFERENÇA ENTRE CONSUMO E CONSUMISMO

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.

2.3. CONSUMISMO INFANTIL

As crianças são um alvo importante, não apenas porque escolhem o que seus pais compram e são tratadas como consumidores mirins, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes á praticamente imposto.

Estudos revelam que a TV é o meio de comunicação mais utilizado pela publicidade e também o que as crianças têm o acesso mais fácil. Elas se sentem atraídas pelos produtos e pedem aos seus pais, por consumo, capricho e sem necessidades. Marcas, desenhos, brindes chamam atenção propositalmente e influenciam bastante nas escolhas das crianças. O exemplo recente disso são as inúmeras propagandas de ovos de páscoa. Na véspera da data comemorativa, os supermercados estão cheios de ovos de chocolate, fica difícil decifrar se as marcas vendem chocolate ou brinquedo. Cada vez, as empresas promovem a venda do produto com brindes para atrair o publico infantil.

2.4. CONSUMISMO FEMININO

Cada dia que passa as mulheres possui mais poder sobre as compras, gastam mais dinheiros, assinam mais cheques e seus cartões não querem saber de limite.

As mulheres prezam mais pela necessidade de realizar seus desejos. A explicação pra esse fato vai muito além do que classe social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com