TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada II

Por:   •  28/3/2013  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO: Ciências Contábeis

PROFESSOR: Amilcar

DISCIPLINA: Contabilidade Avançada II

ASSUNTO: ATPS

SALA: 201

DATA: 06/06/2012

ALUNOS (AS)

NOME RA

Juliana Aparecida Gomes Andrade 9251713695

Isac Fernandes Morais 0901397530

Ariane Santos Toneto 0991005802

Karina Grabauskas 0901394331

Lucas Lopes da Costas 1099419857

Santo André – 2012

ETAPA n° 2

Gerenciamento da Qualidade, Tecnologias e Conceitos de Administração de Produção.

Abordou-se a reciclagem como sendo um tema que contribui em muito no gerenciamento da qualidade e na administração de produção como sendo fator importante para diminuição de custo, inovação e sustentabilidade.

Reciclagem

Na sua aplicação nas empresas tem o significado reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto.

Um exemplo claro da utilização da reciclagem é a reciclagem de resíduos utilizados pela indústria da construção civil que vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade, seja amenizando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos.

Resíduos

Ações isoladas não irão solucionar os problemas advindos por este resíduo e que a indústria deve tentar fechar seu ciclo produtivo de tal forma que minimize a saída de resíduos e a entrada de matéria-prima não renovável (DORSTHORST; HENDRIKS, 2000).

IMPACTOS DA RECICLAGEM

A reciclagem de resíduos, assim como qualquer atividade humana, também pode causar impactos ao meio ambiente alguns tipos de resíduos, a tecnologia empregada, e a utilização proposta para o material reciclado, podem tornar o processo de reciclagem ainda mais impactante do que o próprio resíduo que era antes de ser reciclado. Dessa forma, o processo de reciclagem acarreta riscos ambientais que precisam ser adequadamente gerenciados consideram-se os resíduos gerados pelos materiais reciclados no final de sua vida útil e na possibilidade de serem novamente reciclados - fechando assim o ciclo.

METODOLOGIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Desenvolver de um novo material ou produto a partir de um resíduo, que se estabeleça como uma alternativa de mercado ambiental e segura, é uma tarefa complexa envolvendo conhecimentos multidisciplinares. Assim, uma metodologia que tenha por objetivo orientar atividades de pesquisa e desenvolvimento de reciclagem de resíduo deve reunir e articular os conceitos e ferramentas relevantes ao desenvolvimento devendo compreender os seguintes tópicos:

• Identificação e quantificação dos resíduos disponíveis

È necessário confirmar e detalhar os dados sobre a geração do resíduo na empresa. Além da quantidade de resíduos anual ou mensal gerada é também importante neste estágio detectar eventual sazonalidade na geração do resíduo e o volume existente em estoque.

• Caracterização do resíduo

É estudado as características físico-químicas e as propriedades dos resíduos, através de ensaios e métodos apropriados. Tais informações darão subsídio para a seleção das possíveis aplicações dos resíduos.

• Custos associados aos resíduos

Os custos com os resíduos, como os de licenças ambientais, deposição de resíduos, transportes, as multas ambientais, entre outros devem ser considerados para a futura avaliação da viabilidade econômica da reciclagem. Da mesma forma, o faturamento obtido quando o produto é comercializado deve ser apropriado separadamente.

• Avaliação do produto

Avaliar o produto desenvolvido em relação ao seu desempenho e a sua durabilidade.

• Análise de desempenho ambiental

É importante que o desempenho ambiental das alternativas de reciclagem sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com