TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBET - Contabilidade Tributária - Seminário II

Por:   •  25/9/2015  •  Seminário  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 2

Aula II – Ativo Circulante, Ativo Não circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido

Questões

1. Quais critérios devem ser observados, obrigatoriamente, no reconhecimento de um item no grupo de ativo?

O grupo de ativo representa o conjunto de bens e direitos, expresso em moeda, em uma determinada data, que está à disposição da entidade para o desenvolvimento de suas atividades, desde que ela mantenha o controle sobre os fluxos de benefícios futuros.

Para se classificar um item como ativo é necessário que se apresente, simultaneamente, as seguintes características:

- ser um bem ou direito;

- ser mensurável em dinheiro;

- e ter a entidade controle dos fluxos de benefícios futuros.

2. Como você definiria uma provisão? Podemos afirmar que o 13º salário e as férias são provisões?

Provisão são passivos sobre os quais há incertezas quanto ao valor ou data de pagamento. Entendo que o 13º salário e as férias não são provisões, pois o seu pagamento deve ser realizado dentro do prazo de 12 meses e a entidade tem condições de determinar o valor e a data que serão pagos esses passivos.

3. Defina Ativo Circulante, explicando quais contas podem ser alocadas nesse grupo. Defina Ativo Não Circulante, explicando quais contas podem ser alocadas nesse grupo.

Ativo circulante pode ser definido como sendo os bens e direitos que possuem maior grau de liquidez, ou seja, que já representam dinheiro ou que poderão ser transformados em moeda até o encerramento do exercício seguinte após a data do balanço. As contas estão vinculadas as atividades operacionais da entidade. São classificados como ativo circulante as contas Caixa, Banco, Estoques, Duplicatas a receber, Aplicações de liquidez imediata, etc.

Por sua vez, o ativo não circulante representa os bens e direitos que possuem um grau de liquidez muito baixo, sempre acima do prazo de 12 meses da data do balanço. Tais contas estão vinculadas as atividades de investimento. O ativo não circulante é composto pelas contas Realizável a longo prazo, Investimento, Imobilizado e Intangível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com