TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Ensaios: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade Geral

A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, sua função é registrar, classificar, demonstrar auditar e analisar todos os processos que ocorrem no patrimônio das entidades, fornecendo informações sobre a composição e variações desse patrimônio. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades, tornando mais fácil sua interpretação. O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.

1) Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A contabilidade desempenha qualquer tipo de organismo financeiro, sendo assim tendo uma grande contribuição nos processos administrativos, com a finalidade de controlar patrimônios das entidades, através de registros, demonstrações expositivas, analise e interpretação nos fatos ocorridos, tendo como objetivo fornecer informações e orientações necessárias para à tomada de decisão da empresa, não só da administração como em terceiros, fornecedores, financiadores, etc.

2) Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

O administrador tem como função possibilitar tarefas previamente definidas para alcançar objetivos, ou seja, um facilitador. As principais tarefas são: planejar, organizar, dirigir e controlar, assim incluindo a definição de objetivos, planos, métodos, programação de tarefas antecipando os resultados a ser alcançado pela empresa, obter recursos operacionais e materiais necessários para a execução dos planos estabelecidos, agir em determinadas circunstâncias, passando ordens para a precisão se seus cumprimentos de trabalho.

O contador tem como função Organizar e controlar os trabalhos inerentes a contabilidade, Planejar os sistemas de registros e operações contábeis atendendo as necessidades administrativas e as exigências legais, Proceder e ou orientar a classificação e avaliação das receitas e despesas, Acompanharem a formalização de contratos no aspecto contábil, Analisar, acompanhar e fiscalizar a implantação e a execução de sistemas financeiros e Contábeis, Realizar serviços de auditoria, emitir pareceres e informações sobre sua área de, Atuação, Desenvolver e gerenciar controles auxiliares, Coordenar, orientar, as atividades de elaboração do orçamento geral da Instituição, Elaborar e assinar relatórios, balancetes, balanços e demonstrativos econômicos, patrimoniais e financeiros, Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão em sua fase de Planejamento, de coordenação, de desenvolvimento, de orientação e de ministração e Executar tarefas pertinentes à área de atuação.

3) Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

Uma área que gostaria de atuar e de analista financeiro, pois estuda as empresas cotadas em bolsa e compra ou vende ações das empresas, diagnostica a condição financeira da empresa, toma decisões financeiras estratégicas com base nos resultados do diagnóstico efetuado, descobrir boas oportunidades de investimento, pesquisar fontes de financiamento confiáveis e Coordena as atividades financeiras da empresa.

4) Evolução da contabilidade no mundo

No período antigo o Patrimônio era representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos, Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Existem também relatos de contabilidade na bíblia.

Já no período medieval o crescimento da Contabilidade foi à conseqüência natural das necessidades geradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com