TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Casos: Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2013  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A técnica de negociação consiste na relação estabelecida por uma ou mais pessoa a respeito de um determinado assunto, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos. Para começar uma negociação deve existir também interesse de ambas as partes envolvidas para tentar chegar a um acordo. É preciso ter uma visão clara quando se negocia e firmeza, isso ajuda os negociadores a defender sua proposta. Numa negociação é preciso buscar um processo que almeje a satisfação e as necessidades de todos os envolvidos e não apenas o próprio interesse. E para conseguir uma boa negociação deve se fazer um bom estudo prévio do objeto ou serviço negociado, pois quando se tem total domínio do assunto se leva vantagem na hora de negociar.

Uma negociação adequada exige muita cautela de ambos os lados, digamos que não exista uma fórmula geral de um modelo de negociação, mais o importante é identificar e estar preparado com um planejamento adequado das situações a serem discutidas para não gerar conflitos entre as partes envolvidas. A Habilidade de relacionamento com uma forma exata não pode ser esquecida num processo de transação de uma negociação bem sucedida, quando um resultado é melhor que o esperado numa negociação, a agregação de valores entre as partes gerará resultado positivo que contribuirá para o desenvolvimento de um relacionamento de confiança entre as partes envolvidas.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Antes de entrar em uma negociação salarial precisamos primeiramente avaliar como esta nossas atividades dentro da empresa, como metas, objetivos que nos foi passado saber se temos pontos positivos para seguir em frente. Procurar se informar como esta à saúde financeira da empresa, se esta sendo feita novas contratações, caso a resposta for sim vale a pena prosseguir. Fazer uma comparação de salários com de outros funcionários que fazem funções semelhantes, vai ajudar nos argumentos, fazer uma pesquisa de mercado de como anda os valores pagos na concorrência também é uma boa dica para quem almeja um aumento para que tenha uma noção do que esta sendo pago no mercado a fora, e não peça algo exorbitante elevando demais os valores. Levantar o maior número de informações é fundamental, pois caso um argumento não funcione fale outro, mas jamais minta, invente situações, ou cite problemas pessoais. Fale dos seus planos em relação à empresa quais suas expectativas do futuro dentro da organização, o desejo de aprender e crescer dentro do grupo.

Segundo Jacqueline Resch, uma solicitação de aumento antes de um tempo mínimo de empresa ou próximo de um aumento anterior, não é muito coerente, salvo algumas exceções. Normalmente, as empresas estabelecem um parâmetro de um ano e avaliam caso a caso.

Vale lembrar que o desempenho de um funcionário é avaliado segundo o parâmetro 'metas x comportamento', diz Jacqueline. Isso quer dizer que não basta alcançar ou superaras metas, mas é preciso fazê-lo de acordo com os valores e atitudes que a empresa adota e privilegia.

Após verificar todas essa situações é hora de marcar uma reunião, mas existem alguns pontos que devem ser seguidos para que a conversa seja firme e objetiva.

- Faça uma lista com suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário, defender sua proposta, como experiência e competência;

- Tenha firmeza, geralmente os negociadores procura escapar com reações hostis. Faça a oferta e procure manter a proposta até o final, até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.

- Seja prudente mantenha sua proposta em mente atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes esse é o objetivo. Pense em outra estratégia caso a discussão esteja longe de um acordo.

- Controlar a ansiedade deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e então fale sobre valores.

- Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta.

- Procure deixar claro que você está familiarizado com a média de salário do mercado.

- Não faça ameaças, não tenha comportamentos rígidos ou de ultimatos, mostre que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa e que você espera o mesmo.

- Juntos empresa e funcionário podem decidir qual é a proposta mais vantajosa para ambos.

- Liste outras necessidades, não apenas a salarial, como divisão de lucros, ações, promoções, ou horários flexíveis.

- Tenha um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de empresa. Procure saber em qual linha você se encaixa na empresa.

Há apenas duas respostas para o pedido de um aumento: sim ou não. Todos esperam pela primeira opção. No entanto, é preciso estar preparado para receber qualquer uma delas. Não há como forçar a chefia a te dar aumento. Se insistir muito, pode, inclusive, azedar o relacionamento com o gestor. O não, porém, não é sinal de desistência? Hora de ouvir as razões do chefe e renovar suas metas para uma próxima oportunidade. Questione: o que eu preciso fazer para obter o aumento esperado? Com a resposta, vá a busca dele.

LISTA DE SITUAÇÕES DO FILME: EM BOA COMPANHIA (2004, com Dennis Quaid)

No filme é citada a Revista Sports América, tendo de um lado Dan, um senhor de 51 anos, substituído na vaga de chefe de vendas de publicidades na revista por um rapaz de 26 anos (Carter) um rapaz novo com visão ampla e coragem de conhecer novos horizontes será treinado para o novo emprego, pois o mesmo não possui qualificação adequada para o cargo. Dan aceitou a ser rebaixado de cargo pelo fato da idade não permitir muitas escolhas e pela família que precisava muito dele, passou a ser submisso a um rapaz com metade de sua idade, mulher já passada da idade e com um filho a caminho e duas filhas adolescentes, sendo uma já na faculdade.

Dan fica muito estressado quando é comunicado que será substituído por um rapaz bem mais novo que ele, não aceita de inicio receber ordens de uma pessoa sem experiência, mais acaba aceitando ser rebaixado pelo fato da idade e da situação familiar. Ele é uma pessoa já com 23 anos de empresa e exerce um cargo de chefia de departamento.

Carter ao assumir seu cargo reúne sua equipe para uma reunião e explica que para algo ir adiante precisa ter muita sinergia, sincronia e um trabalho em equipe, sempre respeitado cargos e funções de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com