TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Seminário: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  Seminário  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2

PASSO 2.2

Regime de caixa : Nesse tipo de regime, é contabilizado a partir de quando se recebe ou quando paga, há dinheiro ou algo equivalente, é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas

Esse tipo de regime é bem usado em repartições publicas, serve para manter o controle orçamentário.

Regime de Competência : Esse regime deve ser contabilizada partir da emissão da nota fiscal, independentemente de ter recebido ou pago, diferentemente do regime de caixa.

Isso permite que as transações sejam anotadas no livros contábeis e apresentadas nas demonstrações financeiras no período em que os bens foram executados ou entregues.

Nesse regime não são apenas apresentadas as transações passadas que envolvem pagamento e recebimento de dinheiro, mas também as obrigações futuras e dos recursos a serem recebidos no futuro.

As receitas e as despesas devem ser contabilizadas no período em que ocorrerem independentemente de recebimento ou pagamento. Nas normas Brasileiras de Contabilidade esse regime é o único parâmetro valido, ou seja de utilização no meio empresarial.

Como devem ser reconhecidas as Receitas : transações com terceiros, quando eles efetuarem pagamento ou compromisso de efetivá-lo, quando da extinção parcial ou total do passivo,no recebimento de doações e subvenções.

Como devem ser reconhecidas os gastos (despesas) : quando deixar de existir o valor do ativo,por uma transferência de sua propriedade para terceiro, quando extinguir, ou diminuir o valor econômico do ativo, e quando surgir um passivo sem o surgimento de um ativo.

Três exemplos de quando sobra dinheiro do caixa, mais não é sinônimo de lucro

1. Vendas a vista de itens comprados a prazo.

2. Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.

3. Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas).

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »