TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Monografias: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

A ORIGEM DA CONTABILIDADE, esta ligada a necessidade de registros do comercio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comercio não era exclusiva deste, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDÊNCIAM A EXISTÊNIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE, a contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos, as primeiras escritas contábeis datam do termino da Era de Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Contabilidade do mundo antigo– período que se inicia com as primeiras civilizações e vai ate 1202 da Era Crista, quando apareceu o Líder Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

FASES HISTÓRICAS DA CONTABILIDADE

Segundo Federigo Melis se caracterizou por 04 fases, Idade Empírica – a.C. até 1202, Conta Pensada, Conta Simbólica Conta Escrita, Sistematização – de 1202 a 1494, Leo Fibonacci – Livro “Liber Abaci”1202, Moderna, ou da Literatura Contábil - de 1494 a 1840, Frei Luca Pacioli, Livro “Summa Arthimetica”- 1494, Contemporânea, ou Científica – de 1840 aos nossos dias

OBJETIVO DA CONTABILIDADE - Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma, devem também contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

OS PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES - Pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são: acionistas; credores em geral e emprestadores de recursos; e integrantes do mercado de capitais. Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - Segundo a Estrutura Conceitual atual, as características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Relevância - as informações devem ser relevantes, úteis para tomadas de decisão. Compreensibilidade - que as informações sejam prontamente entendidas pelos usuários.

Comparabilidade - comparar a fim de avaliar

Confiabilidade - deve ser confiável, livre de erros.

Características da Confiabilidade: representação adequada - primazia da essência sobre a forma - neutralidade, prudência e integridade.

“Os princípios fundamentais da contabilidade”

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.

O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

No mundo a Contabilidade Mundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados princípios e convenções.

Postulado é uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita à verificação. Determina o campo onde a contabilidade deve atuar.

São 02 princípios Postulados Mundiais: Entidade Contábil e Continuidade.

Princípios e Convenções qualificam e delimitam o campo de aplicação dos princípios em certas situações.

Em casos de duvidas de como proceder em algumas situações, o profissional devera seguir os princípios e convenções.

São princípios mundiais:

• Da Objetividade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com