TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Monografias: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Administração

ANTONIO CESAR LOPES GARCEZ FILHO RA:(347353)

MIGUEL ELIONI BENITES ASCAL RA:(289164 )

Contabilidade Geral

Prof.Ms. Hugo David Santana

Uruguaiana -RS

2012

1 DESENVOLVIMENTO

Epata n° 01

Esta pesquisa de campo tem como objetivo o conhecimento e o fortalecimento dos conceitos e a aplicação do estudo na área da administração sobre o desenvolvimento dentro de uma empresa etc.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção.Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado.

O desafio proposto pela disciplina é passar da teoria para prática é observar os serviços prestado ou oferecido por uma empresa, pela qual o grupo pesquisou a Loja Brasil de comércio varejista de artigos do vestuário feminino e moda infantil e masculina. A empresa atualmente possui 24 colaboradores entre todos os setores da loja.

A empresa Loja Brasil como é conhecida no município, pois sua razão social é Marli Rodrigues e cia LTDA, CNPJ 08 668 755 0373-59, localiza-se na rua Padre Cacique, número 1995, bairro centro, cidade Uruguaiana no estado do Rio Grande do Sul.Semanalmente são feitas reuniões entre os colaboradores onde estudam sobre os produtos oferecidos na loja. Através dessas reuniões os colaboradores têm condições de repassar informações precisas a respeito do produto para o cliente, sendo supervisionados e avaliados pelo gerente da loja. O público alvo atendida pela loja são consumidores do sexo feminino,masculino, com idade de 0 até 100, de todas as classes sociais.É uma loja de grande porte com 24 lojas espalhada pelo Rio Grande do Sul e com uma filial aqui na cidade de Uruguaiana.O responsável pela empresa é o gerente Marcio Trindade que foi nosso contato dentro da Loja Brasil LTA.

Missão da Loja Brasil é o atendimento personalizado a todos os clientes, oferecendo produtos de bom gosto, confortáveis, com excelente qualidade e preços acessíveis. Suprindo as necessidades dos nossos clientes, colaboradores, sócios e contribuindo para a evolução do mercado local.

Valores da Loja Brasil busca a satisfação do cliente,ética,credibilidade,melhoria continua (Qualidade total),envolvimento de todos da equipe,qualidade ampla,equilíbrio,confiança,atitude,competência profissional, humor e alegria no atendimento.

Com base na empresa pesquisada evidenciar a teoria do Direito Comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa,por meio de Lei,Doutrina e Jurisprudência.Seu objetivo é o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados às empresas.O nome Direito comercial tem raízes históricas como mostraremos.mas alguns utilizam a denominação Direito Empresarial Mercantil ou de Negócios. O novo sistema passou a ter a denominação de Teoria da Empresa,o Direito Comercial deixou de abranger só os atos de comércio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens ou serviços de forma empresarial.

Empresa, e da pessoa do empresário, sinaliza um conjunto de recursos e pessoas organizados para a produção ou circulação de bens e serviços. Abaixo será conceituada empresa, diferenciando-a de estabelecimento e empresário. Segundo Martins (2008) afirma que a principal característica da empresa é o fim econômico, fato que justifica a Economia ser a principal interessada em seu conceito.

Existem diferença entre Empresa e a Pessoa do Empresário,acordo com Martins (2008) assegura que, na juridicamente, empresa significa uma ação que o empresário exerce. Desse modo, deve-se ficar claro que tratam-se de duas pessoas: empresa, pessoa jurídica, e empresário, pessoa natural. E para diferenciar os dois conceitos, o autor garante que:“Distingue-se também a empresa da pessoa do proprietário, pois uma empresa bem gerida pode durar anos, enquanto o proprietário falece. É a idéia do conceito de instituição, em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado (art. 966 do CC)”. (MARTINS, 2008, p. 174).

Epata n°02

As mudanças na sociedade mantêm um ritmo acelerado,enquanto que as normas existentes se tornam desatualizadas e por isso,é destinada,a nós doutrinadores,a função de ajustar todas as variáveis em um texto de fácil compreensão.È preciso facilitar a criação de novas empresas.A campanha de “desburocratização empresarial” visa tornar mais simples o processo de abertura de uma empresa.Temos que nos conscientizar que esta campanha oferece um beneficio não só para a classe contábil,mas para a sociedade como um todo.A legislação especifica da empresa esta na redação de um documento redigido sobre a Constituição Federal que permite que o usuário reconheça qual é a personalidade da empresa.Existem oito tipo de sociedade,é a que tem mais aceitação ,é da sociedade limitada.

Como todo o negocio no Brasil que tem que passar por dificuldade a Loja Brasil Ltda vive e já viveu uma realidade tributária dramática,fato este vivenciado por inúmeras empresas. O caminho não é retirar recursos do cidadão para mal aplicá-los, mas deixar tais recursos com a sociedade a fim de gerar empregos e desenvolvimento. Enquanto for postergando a reforma tributária (as leis atuais permitem o atual nível indecente de tributação), o desenvolvimento nacional continuará abaixo de nossos concorrentes diretos, apesar das excepcionais condições da economia mundial.

A carga tributária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com