TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Trabalho Universitário: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  4.332 Palavras (18 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 18

Curso Administração

Contabilidade Geral

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Professor (a) Daniel Marchiori

Valinhos

03/06/2012

A origem da contabilidade atual, conhecida como Contabilidade das Partidas Dobradas, surgiu nas cidades-estados italianas e remonta à expansão comercial dos anos de 1300 e ano conseqüente do desenvolvimento das operações de crédito.

As partidas dobradas, assim chamada a Contabilidade no Brasil deu a origem ao Codigo Brasileiro de Contabilidade e a Lei da Sociedade por Ações. Com influencia italiana muitas gerações ao passar dos anos se formava em contadores.

A evolução da Contabilidade se fez a partir da evoluçao industrial, onde assim era visivel a necessidade de se contabilizar todos os custos, e rendimentos das industrias.

A partir do seculo XX, houve uma grande influencia norte-americana na contabilidade brasileira. Essa influencia encontra-se materializada na Nova Lei das Sociedades por Ações, ( Lei 6.404 de 15/12/76) e em todas as circulantes e resoluções da Receita Federal. Por tais razões o Brasil se tornou campos dos insperiementos na area inflacionaria. Em decorrencia disso muitos mecanismos foram introduzidos na Contabilidade entre eles o mecanismo de correção monetaria.

Segue abaixo os principais principios da Contabilidade.No Brasil, a legislação implicitamente os utiliza e pressupõe que sejam do conhecimento geral. Não existe unanimidade quanto ao número desses princípios;

• Princípio da Moeda como Denominador Comum

• Princípio do Custo Histórico

• Princípio da Continuidade da Empresa

• Princípio da Entidade Própria

• Princípio da Realização

• Princípio da Competência

• Princípio da Igualdade Contábil

Existem tambem dentro da contabilidades, livros onde são informados toda a contabilização dos atos e fatos administrativos das empresas. Os principais livros são :

• Livro Diário

Este livro é obrigatorio pela legislação comercial,e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia. O livro Diario deve ser autenticado no órgão competente do Registro do Comércio. Seus lançamentos tem que ser em ordem cronologica com individualização, clareza e referência ao documento probante.

O prazo de guarda deste documento é Permanente.

• Livro Razão

O livro Razão tem como finalidade demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.

Não existe necessidade de registro deste livro, mais é necessario que o mesmo contem termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa. movimento de todas as contas. A escrituração do livro Razão passou a ser obrigatória a partir de 1991.

O prazo de guarda deste documento é 5 anos Lei 5.172 Art 173Código Tributário Nacional.

• Livro Caixa

O livro Caixa , contem todos os recebimentos e os pagamentos efetuados diariamente pelos Autônomo ou Profissional Liberal.

• Livro Contas-Correntes

O livro Contas Corrente, contem os registros dos os nomes dos devedores e credores individuais do comerciante, e as operações que cada um sucessivamente efetua.

Serve tambem para controle dos Direitos e Obrigações da empresa.

A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, onde se encontra os lançamentos contabeis e os livros destinados ao registro. São nesses livros contabeis que encontram-se os registros de toda a movimentação da empresa, (entrada. saida, caixa, contas a pagar e receber).

O método utilizado para a escrituração contábil é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo frade Luca Pacioli em 1494, neste método todo lançamento deverá conter a origem e o destino do mesmo, ou seja, para todo débito haverá um crédito de mesmo valor, ou vice-versa.

Concluimos que a escrituração dos livros contabeis esta presente em diversas formas, variando de segmentos. Cada segmento sua determinada obrigação.Cada documento tem que ser guardado por um prazo mínimo. É sempre bom ressaltarmos que o profissional que atua na área tem a neecessidade de um amplo conhecimento nos aspectos formais e matérias relativos à escrituração para não incorrer em erros ou punições relativos a legislação vigente.

Demonstrativos Contabéis :

Os demonstrativos contábeis são relatórios onde se agrupam e divulgam todos os fatos ocorridos, as empresas deverão apresentar suas demonstrações contábeis ( demonstrações financeiras).

O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma empresa, essas demonstrações tambem mostram os resultados do gerenciamento.

Ao elaborar as demonstrações contábeis, a administração deve fazer uma avaliação da capacidade da empresa continuar em operação em futuro previsível. Ao avaliar a empresa deve-se considerar um período mínimo, mas não limitado de 12 meses.

As demonstrações contábeis que deverão ser publicadas pelas entidades empresariais é composta de seis demonstrativos básicos:

1. Balanço Patrimonial

2. Demonstração do Resultado

3. Demonstração do Resultado Abrangente

4. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

5. Demonstração dos Fluxos de Caixa

6. Notas Explicativas

No conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com