TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Casos: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  3.584 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

1 Etapa 1 - Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil. Introdução aos Relatórios Contábeis

1.1 Passo 1 – Relatórios Individuais sobre o Texto: Objetivo da Contabilidade

1.1.1 Cláudia Casarim

O Objetivo da Contabilidade

A contabilidade tem o objetivo de organizar e demonstrar os dados de natureza econômica, física e de produtividade de uma pessoa ou empresa, com o objetivo de contribuir para as decisões futuras relacionadas ao financeiro da entidade em questão.

Através de uma contabilidade bem organizada é possível controlar todo o fluxo financeiro de uma pessoa ou empresa, através de demonstração de resultado de exercício, capital e patrimônio (dados de natureza econômica), além de fluxo de caixa e capital de giro (natureza financeira).

Pode-se também controlar as informações de natureza de produtividade, como a receita bruta per capita e os depósitos realizados por clientes.

Para que todo o controle financeiro da entidade possa ser realizado por um contador, é primordial que esta forneça todas as informações contábeis necessárias para analise do patrimônio e resultados da empresa através de demonstrações, notas fiscais ou quadros complementares, do contrário, o resultado do trabalho efetuado não será satisfatório ou “transparente”.

1.1.2 Katia Simplício

O Objetivo da Contabilidade

O Objetivo da Contabilidade é caracterizar a Contabilidade Tradicional e a Contabilidade Tributária no Brasil bem como seus objetivos.

As organizações, investidores, Comerciantes, Prestadoras de Serviços buscam o serviço Contábil para apurar seus resultados.

Para dar suporte a estas entidades, é necessário o desenvolvimento de um ambiente contábil pautado pela qualidade e seriedade nas informações fornecidas. Neste contexto a contabilidade deve traduzir com maior aproximação a realidade contábil e financeira da Empresa.

A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio da Empresa.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa é o princípio e a norma da Contabilidade.

Executa a escrituração dos documentos fiscais em livros fiscais próprios ou registros auxiliares para apurar e determinar o montante do tributo a ser recolhido dentro do prazo após encerramento do período de apuração.

O Contador não deve ser encarado como um mero registrador de fatos mas sim como o profissional responsável pela depuração dos fatos econômicos ocorridos na empresa onde irá apurar os Lucros ou Prejuízos obtidos pela Empresa naquele período através do Balanço Patrimonial e DRE.

1.1.3 Liggia Fernandes

O Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade é a principal ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões por parte dos administradores na gestão das empresas, pois os relatórios contábeis viabilizam a análise da situação da empresa e assim podem-se verificar as metas pré-estabelecidas e proporcionar melhores planejamentos e controles futuros,se usada de forma correta e eficiente, é uma ferramenta única e indispensável no processo de tomada de decisões.

No decorrer de todo processo na organização, a Contabilidade vai adicionando e criando valor para os gestores e assim passa a gerar informações necessárias para o crescimento, continuidade e obtenção de lucro para a organização. As informações fornecidas em demonstrações contábeis devem ser relevantes para as necessidades de decisão dos usuários contábeis. O apoio da contabilidade com os relatórios auxiliam nas decisões não rotineiras, ou decisões difíceis de serem tomadas, a fim de conseguir alto rendimento em questões como avaliações e julgamentos dos próprios gestores para, então, alcançar as metas planejadas. A Contabilidade é uma área de grande importância para a sociedade em geral, pois é ela que registra todo o patrimônio das entidades, ou seja, todo o movimento da economia.

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem memória e sem condições de estabelecer metas e alcançar objetivos. A Contabilidade não pode ser utilizada apenas por ser uma exigência legal e formal, mas sim como a principal ferramenta de auxílio para a tomada de decisões quanto ao futuro das empresas.

A informação tem a qualidade da relevância quando é capaz de influenciar decisões econômicas de usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando, ou corrigindo, suas avaliações passadas.

As informações fornecidas nas demonstrações contábeis devem ser confiáveis e para ser confiável a informação deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e custo.As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa, as notas explicativas tem por objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadas contas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.

A contabilidade é um dos mais importantes aliados para os gestores, tornando-se fundamental àqueles que tratam de questões financeiras ou estratégicas. É, portanto, não apenas o início da administração, mas uma parte fundamental, fonte importantíssima de informações, tão necessárias à tomada de decisão.A Contabilidade tem muito que colaborar, no intuito de continuar se aperfeiçoando para prestar cada vez mais informações úteis a respeito de toda a vida da empresa através dos relatórios .

1.1.4 Sara Ferreira

Objetivo Contabilidade

A Contabilidade é o estudo que nos proporciona as melhores formas de controlar o patrimônio, através de um sistema informações com as tomada de iniciativas mais racionais para garantir a continuidade e o sucesso dentro das organizações. Para isso, a contabilidade, como o de qualquer outra ciência, necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com