TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Artigos Científicos: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Este trabalho visa aprimorar nossos conhecimentos sobre o balanço patrimonial e demonstrativos de resultado de exercícios e outras demonstrações financeiras preparadas pela contabilidade.

Mostrará também quais são as impressões de empresários sobre relatórios e documentos contábeis que os contadores apresentam á empresa, além da visão dos empresários sobre a utilidade de toda a informação contábil.

1-O significado de balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício:

O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas pelas empresas e demais organizações. Mostra a posição numa determinada data, normalmente 31 de dezembro, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido e demonstra a saúde financeira da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração do balanço que apresenta de que forma o lucro ou prejuízo foi apurado, ordenando as receitas diminuídas das despesas.

2- A utilidade desses demonstrativos contábeis:

A utilidade do balanço patrimonial é auxiliar os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.

Se adequadamente elaborado, reúne melhores condições de entendimento e apresenta uma análise corporativa, setorial e financeira. Também enfoca projeções e contém, ainda, informações do passado explicando o desempenho do período e as tendências.

A utilidade da demonstração do resultado do exercício é mostrar primeiro, as receitas de vendas ou serviços (deduzidas dos impostos sobre vendas e das devoluções). Depois, os custos do período (gastos de fábrica ou produção), as despesas (de escritório, administrativas, comerciais e financeiras - líquidas das receitas financeiras) e, por último, a participação de terceiros antes do Lucro Líquido (parte do lucro entregue ao imposto de renda, participação dos administradores e gratificações aos empregados).

3-As informações estratégicas que são estratificadas destes relatórios:

O objetivo das demonstrações contábeis como o balanço e demonstração dos resultados do exercício é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. Essas demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, ajudam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.

O balanço é dividido em Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e em Contas porque não basta detalhar uma lista dos bens e direitos apresentados, é necessário apresentar a fonte desses recursos.

Questões:

• As informações contábeis refletem realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com