TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Dissertações: Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

SUMARIO

Etapa 1 – Aula-tema: Introdução à contabilidade. Patrimônio

Passo 1 .........................................................................................................................4

Passo 2 .........................................................................................................................5

Passo 3 .........................................................................................................................6

Etapa 2 – Balanço Patrimonial. Atos e Fatos Contábeis e a Técnica da Contabilidade por Balanços Sucessivos. Demonstrações do resultado do exercício.

Passo 1 ........................................................................................................................7

Passo 2 ........................................................................................................................7

Passo 3 ........................................................................................................................8

Etapa 1 – Aula-tema: Introdução à contabilidade. Patrimônio

Passo 1

Como s contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia o administrador a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumariando-os em forma de relatórios ou de comunicados que contribuem sobre maneira para a tomada de decisões.

Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

O contador produz informações uteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. O administrador apresenta as decisões já tomadas através das informações que o contador disponibilizou aos usuários, tomando assim, a decisão mais apropriada para cada situação.

Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?

Professor de contabilidade e/ou cargo administrativo.

Por que o professor de contabilidade pode passar seus conhecimentos para seus alunos, fazendo com que os mesmos possam exercer sua aprendizagem em vários ramos ligados a contabilidade.

Já o cargo administrativo dispõe de inúmeras áreas, mais oportunidade de emprego, tanto na área contábil ou administrativa.

Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da contabilidade no mundo.

A contabilidade é usada desde c 4000 a.C. de acordo com a Bíblia, em seu primeiro livro, o Gênesis, onde fala sobre uma competição entre Jacó e seu sogro Labão, a respeito do crescimento de suas riquezas. Outro livro considerado o mais antigo da Bíblia, o de Jó, descreve a exata riqueza do personagem, indica que Jó era considerado o homem mais rico do Oriente. No antigo Egito, o deus Toth, era considerado o secretario dos demais deuses. No livro de Toth, que continha todo o conhecimento acumulado pela civilização egípcia por pelo menos dez mil anos.

Historicamente, sabe-se que a contabilidade precisou de três elementos básicos para se desenvolver até os patamares que conhecemos: números, escritas e a existências da moeda. Os algarismos indo - arábicos foram introduzidos no Ocidente no século X, durante o período histórico conhecido como Idade Média, pelo Papa Silvestre II, no ano de 999. A partir do século XIII, esta situação mudou na Europa, em 1202, da obra Liber Abaci (Livro do Ábaco, Livro do Calculo) de Leonardo Pisano Bogollo, também conhecido como Fibonacci. Quanto à contabilidade, em 1994, o frade franciscano Luca Pacioli apresenta sua primeira obra, tornando - se assim “o pai dos escritores contábeis”. Com o desenvolvimento fenomenal dos EUA, a contabilidade passou a ser o centro das atenções, pesquisas e estudos naquele país. A boa didática dos seus autores, em obras que expõe com clareza os conceitos forma o conjunto de fatores que fizeram com o que a Escola Contábil Americana continue dominante no cenário mundial até hoje.

Passo 2

Patrimônio: O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos, sendo eles o ativo e o passivo, os elementos que representam o ativo são os bens e direitos, e as dividas que representam o passivo.

Bens: são coisas capazes de satisfazer as necessidades das entidades, bens são todos os objetivos materiais e imateriais que integram o patrimônio.

Tangíveis: tem forma física são poupáveis e são visíveis.

São exemplos de bens tangíveis: dinheiro, imóveis e veículos.

Intangíveis: são bens ou direitos que não possuem expressão física adquirida pela empresa.

São exemplos de bens intangíveis: ponto comercial, marcas.

Direitos: são todos os valores que temos que receber de terceiros.

Nota fiscal: a exigência de nota fiscal decorre da legislação tributaria, mesmo quando não há incidência de tributos.

Fatura: se a venda for a prazo, haverá a necessidade de um documento que sirva para provar a existência de um valor a receber e para posterior cobrança.

Duplicatas: é um titulo de credito que existe quando há um contrato de compra e venda.

Nota promissória: a nota promissória é uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor do seu credor.

Cheques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com