TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral I - AD1 2015/1

Trabalho Universitário: Contabilidade Geral I - AD1 2015/1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Questão: (cada item corresponde a 1,0 ponto, totalizando 5,0 pontos)

Destaque as principais características dos Princípios, Postulados e Convenções Contábeis:

a) Entidade Contábil – define a entidade contábil, dando, a esta vida e personalidade própria, pois determina que o patrimônio de toda e qualquer unidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, não deve se confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual e nem sofrer os reflexos das variações nela verificadas.

b) Continuidade - Determina que a entidade é um empreendimento em andamento, com intenção de existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado, devendo sobreviver aos seus próprios fundadores e ter seu patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros (lucros), e não pela sua capacidade imediata de ser útil somente à entidade.

c) Custo Histórico como Base de Valor - Este princípio diz que a avaliação dos bens ou dos direitos deve ser feita com base no valor original ou no custo histórico.

d) Denominador Comum Monetário - O princípio do denominador comum monetário prevê que esses diferentes itens possam ser valorados por uma moeda comum, sendo homogeneizados.

e) Materialidade - A convenção da Materialidade diz que, a fim de evitar desperdício de tempo e dinheiro, a contabilidade deve registrar apenas os eventos relevantes e dignos de atenção.

2ª Questão: (2,5 pontos)

Quais são os critérios para classificar as contas de Ativo ou Passivo na elaboração do Balanço Patrimonial?

As contas do Ativo são agrupadas de acordo com o grau decrescente de liquidez já as contas do Passivo são agrupadas de acordo com o grau decrescente de exigibilidade.

3ª Questão: (2,5 pontos)

O que você entende por grau de exigibilidade de uma conta? Dê um exemplo?

Grau de exigibilidade é o quanto algo é exigível. É dívida a ser cobrada.

Exemplo: Estávamos em outubro, e devemos considerar os que é mais prioridade, os salários dos empregados ou um empréstimo bancário com vencimento em dezembro? O salário seria a maior prioridade, já que de acordo com a nossa legislação, ele deve ser pago até o quinto dia útil do mês subsequente, ou seja, abril.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com