TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediaria

Trabalho Universitário: Contabilidade Intermediaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

REGIME DE COMPETÊNCIA CONTÁBIL

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

É a forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio.

Este regime é também é chamado de PRINCÍPIO DE COMPETÊNCIA e é universalmente adotado, aceiro e recomendado pela Teoria da Contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) de forma adequada e completa.

REGIME DE CAIXA

Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente. Este método é freqüentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.

O regime de caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de Contabilidade, aplicando basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, tais como igrejas, clubes, sociedades filantrópicas, etc.

As regras básicas para esse regime são:

 Receita – a receita será considerada ganha (contabilizada) no momento do seu recebimento, ou seja, quando entrar dinheiro no caixa (encaixe).

 Despesa – a despesa será considerada incorrida (contabilizada) no momento do pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa (desembolso, desencaixe).

Passo 3 (Equipe)

Ajudar o contador da empresa a contabilizar a operação descrita neste passo, de acordo com o Regime de Competência, e responder às questões a seguir, considerando que:

A Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de cobertura de três anos e vigência imediata. O prêmio foi de R$ 27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a última paga em 01/11/2010.

Com base nas informações acima, responder:

1) De acordo com o Regime de Competência, a Companhia Beta deverá ter lançado em

sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em

31/12/2010, o total de _________________. Justificar a resposta.

2) Elaborar os lançamentos das seguintes operações:

a) Pelo registro do seguro (em 01/08/2010).

b) Pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com