TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediaria

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Intermediaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Por que a ética é importante para a empresa? A ausência de ética a que pode acarretar para a empresa?

Muito se fala sobre ética empresarial e profissional dentro do mercado de trabalho. A ética pode ser considerada um conjunto de atitudes e valores aplicados dentro do ambiente corporativo, sendo assim, fundamental para o andamento das atividades da companhia e claro, para o bom relacionamento entre os colaboradores.

Relacionamentos pessoais onde não prevalecem os princípios éticos são inseguros e não perduram por muito tempo. Na vida profissional, quando não vivenciamos estes valores, não há clima de cooperação, comprometimento no trabalho em equipe, afeta a produtividade, e por consequência, não há qualidade de vida e de serviço.

Sabemos que o profissional é admitido pela empresa através de sua competência técnica, porém este permanece ou é promovido pelo seu comportamento e postura. Portanto, a gentileza, o respeito e a cordialidade são elementos facilitadores para a convivência entre parceiros, pares e clientes. A imagem do profissional fica mais fortalecida, diferenciada e conseqüentemente a da sua empresa também..

Por que as empresas estão se preocupando com o meio ambiente?

Com tantas discussões na mídia sobre emissão de gases, aquecimento global, escassez de recursos, probabilidade de falta d’água nos próximos anos, desmatamento e queimadas, muitas empresas abraçaram a causa do meio ambiente para batalhar pela preservação da natureza, reposição dos produtos utilizados, campanhas a favor da conscientização da população em relação ao tema e diversas outras atividades. A grande pergunta é: Até onde essas atitudes demonstram preocupação real com a natureza e até onde isso passa a ser pura estratégia de marketing ou método de contenção de despesas?

Segundo Marilena Lavorato, diretora executiva da Mais Projetos e organizadora do projeto Benchmarking Brasil, que visa organizar um ranking de ações de empresas voltado ao tema meio ambiente, as atitudes dessas empresas são reflexos de cobranças da sociedade: “As empresas se preocupam com o meio ambiente, mas não porque são boazinhas e querem deixar o mundo melhor para a próxima geração, mas porque atendem uma demanda, e a sociedade quer isso, seus consumidores querem isso, então elas têm esse dever. A empresa se preocupa com o meio ambiente para atender ao desejo da sociedade”.

Quais as atividades da empresa podem ser terceirizadas? Porque as empresas devem usar essa ferramenta de gestão?

A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio, por exemplo, as seguintes atividades:

Serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção geral predial e especializada, engenharias, arquitetura, manutenção de máquinas e equipamentos, serviços de oficina mecânica para veículos, frota de veículos, transporte de funcionários, serviços de mensageiros, distribuição interna de correspondência, serviços jurídicos, serviços de assistência médica, serviços de telefonistas, serviços de recepção, serviços de digitação, serviços de processamento de dados, distribuição de produtos, serviços de movimentação interna de materiais, administração de recursos humanos, administração de relações trabalhistas e sindicais, serviços de secretaria e em serviços especializados ligados a atividade-meio do tomador de serviços, dentre outros.

A terceirização é uma eficiente e eficaz alternativa para a empresa, proporcionando agilidade, simplicidade e competitividade às rápidas mudanças do mercado, ganhando liderança no negócio.

É, também, um processo de busca de parcerias determinado pela visão empresarial e pelas imposições do mercado, pelo motivo que não é mais possível repassar preços aos custos, sem que isso signifique afetar a qualidade, competitividade, agilidade na decisão, eficiência e eficácia que resultam, igualmente, na manutenção dos clientes e consumidores.

O que é capital intelectual e o que é capital humano?

Capital intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui. Assim, por exemplo, uma pessoa que sabe dirigir um veículo pode não entender de mecânica. Mas, outro, poderá fazê-lo, se souber mecânica. Hoje, sabemos, princípios básicos de mecânica são ensinados em escolas que dêem testes para a obtenção de carteiras de habilitação. Sendo básica, ela lhe dá apenas alguns princípios os quais lhe pode nortear, sem sombra de dúvidas, na busca de um profissional com conhecimento mais profundo.

Capital humano é o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor económico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. 1 Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se como simplesmente como força de trabalho, um dos três fatores de produção, e considerá-lo a ser um recurso fungível - homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos

O que é gestão organizacional horizontal? Podemos considerar que essa ferramenta possibilita maior enxugamento em sua estrutura?

A Organização Horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda aproximar os níveis de comando dos operacionais.

Os objetivos da organização horizontal são focar a empresa em seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com