TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Patrimônio Liquido, DRE

Exames: Contabilidade, Patrimônio Liquido, DRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 12

1. Introdução.

Neste relatório será apresentado uma breve definição sobre os temas propostos. Abrangendo a área de Contabilidade geral e alguns de seus princípios; o Patrimônio Líquido e as áreas no qual é subdividido; e a Demonstração do Resultado Exercício(DRE) e sua estrutura.

Foram ressaltados os principais pontos de cada tema, sendo descritos de forma bem resumida cada um deles, pois essas áreas são muito amplas.

2. Contabilidade.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos.

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

Técnicas contábeis

A fim de atingir sua finalidade, a Contabilidade utiliza as seguintes técnicas:

• Escrituração: consiste em efetuar, de forma sistematizada, os registros das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial.

• Demonstrações contábeis: consiste em apresentar todos os registros efetuados em uma forma condensada, que apresente os resultados atingidos pela empresa em um determinado período.

• Auditoria: técnica que busca ratificar a exatidão dos registros já efetuados e apresentados nas demonstrações contábeis. Essa técnica pode ser aplicada de duas formas distintas: auditoria interna e auditoria externa.

• Análise: levando em consideração que as demonstrações contábeis representam dados sistematizados, que apresentam de forma sintética os resultados da empresa, nem sempre os usuários têm condições de interpretá-los.

Princípios Fundamentais de Contabilidade:

I. da Entidade - reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial. O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira.

II. da Continuidade - a continuidade ou não da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provável, deve ser considerada quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, qualitativas e quantitativas. Influencia no valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

III. da Oportunidade - refere-se, simultaneamente, à tempestividade e integridade do registro das mutações patrimoniais, determinando que este seja feito no tempo certo e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

IV. do Registro pelo Valor Original - os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade.

V. do Princípio da Atualização Monetária - os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

VI. da Competência - O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

VII. da Prudência - O princípio da prudência especifica que ante duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Baseia-se na premissa de "nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos".

3. Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

O Patrimônio Líquido está subdividido em:

- Capital Social;

- Reservas de Capital;

- Reservas de Reavaliação;

- Reservas de Lucros;

- Lucros ou Prejuízos Acumulados;

 CAPITAL SOCIAL

A conta de Capital Social representa o investimento efetuado na empresa pelos seus proprietários. Este investimento pode assumir a forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma limitada).

Para atender ao disposto, deverão estar discriminados da conta de Capital Social o montante subscrito pelos sócios ou acionistas e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

Representação no Balanço

Patrimônio Líquido (PL)

Capital Social R$

Subscrito 250.000

(-) a Realizar (a Integralizar) (50.000)

(=) Realizado (Integralizado) 200.000

Definições:

Capital Subscrito: compromisso assumido pelos sócios ou acionistas de contribuir

com certa quantia para a empresa.

Capital Social a Realizar: parcela do capital subscrito ainda não transformado em

dinheiro ou valor monetário pelos sócios ou acionistas.

Capital Social Realizado: parcela do capital subscrito efetivamente transformado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com