TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilizacao Da Empresa Projetada

Exames: Contabilizacao Da Empresa Projetada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  9.396 Palavras (38 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO - CARACTERÍSTISCAS E FUNDAMENTOS..4

2.1.1 - CONCEITO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO............................................4

2.1.2 - FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO................................................5

2.1.3 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO A LONGO PRAZO.......................................6

2.1.4 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO A CURTO PRAZO........................................6

2.1.5 - MODELOS DE PLANEJAMENTO FINANCEIROS...........................................6

2.1.6 - Estrutura de planejamento financeiro...............................................................6

2.1.7 - Previsões de vendas.........................................................................................7

2.1.8 - Planejamento do lucro......................................................................................7

2.2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL........................................7

2.2.1 - Modelo de Planejamento Estratégico................................................................8

2.2.2 - Ferramentas necessárias ao planejamento financeiro......................................8

2.2.3 - Orçamento de caixa..........................................................................................8

3 - ORÇAMENTO FLÉXIVEL.......................................................................................9

CONCLUSÃO.............................................................................................................34

REFERÊNCIAS 35

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho ressalta a importância do processo do planejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações. Diante desta realidade o processo do planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito.

A Evolução Tecnológica e econômica vem exigindo cada vez mais de seus profissionais a minimização de custos e despesas e consequentemente a maximização dos lucros. O planejamento tributário caracteriza-se como um dos principais agentes para o sucesso ou não de uma empresa, pois a elevada carga tributária no Brasil é muito complexa, dificultando a interpretação dos empresários e contadores e com as inúmeras alterações dificulta também se manterem atualizados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS

Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar ao lugar esperado.

Conceito de Finanças

O conceito de finanças na atual conjuntura nasceu em 1950 por Harry Markowitz, com este conceito se tornou possível usar a matemática no estudo de seleção de carreira.

Quando falamos de finanças, pode-se dizer que é um método de administração dos recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, discutindo-se a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele um salário de especifica pessoa ou faturamento de uma organização.

2.1.1 Conceito de Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigido pelos credores atuais e futuros.

2.1.2 Função do Planejamento Financeiro

Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos.

Conforme Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa. Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

No processo de planejamento financeiro é necessário levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas forças não afetem a mesma, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada. Para isso, é necessário um vasto conhecimento do negócio, dentre os fatores externos citam-se a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes e projetadas, aspectos tributários e aumento nos custos.

A empresa utiliza-se de planos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com