TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contesto Empresarial

Artigos Científicos: Contesto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

No texto a seguir podemos compreender que para uma empresa se destacar precisa saber a importância de investir em políticas que tem como objetivo coletar informações. Para depois utilisalas para melhorar os produtos e os serviços e investir e pesquisar informações como oferta, equilíbrio de mercado e demanda e utilizar da contabilidade social para a melhoria das condições de trabalho, preservação e informação ética.

.

2 DESENVOLVIMENTO

No contesto empresarial existem vários fatores que determinam o sucesso da empresa entre eles estão: uma boa administração, a competição entre as empresas em oferecer melhor qualidade, a avaliação de mercado e o comportamento do consumidor.

2.1 CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

O primeiro a conceituar as funções administrativas foi o engenheiro francês Jules Henri fayol, o criador da teoria clássica da administração nas seguintes funções:

Planejamento; para que uma empresa possa dar certo é preciso ter planejamento, pois o ato de planejar é definir aquilo que será feito, onde, como e quando será feito.

Organização; a organização envolve coordenar e reunir os recursos necessários para chegar ao objetivo principal. A organização é a divisão de tarefas, para isso basta olhar bem para a equipe de trabalho e saber quais são suas características e os seus defeitos para encaixar os funcionários nas áreas e que podem produzir mais.

Dirigir; dirigir é orientar um membro da equipe de como se quer que o produto final fique, pois o funcionário pode não ter domínio de determinada tecnologia. Ou seja, para dirigir é preciso ter planejamento e organização.

Controle; tem como função manter o desempenho das pessoas e dos equipamentos esse controle vai assegurar que o objetivo final seja atingido de tal forma que as variações e os desvios possam ser resolvidos.

2.1.1 CONSEITOS DE PATRIMONIO

Pela grande maioria dos autores patrimônio, são os bens direitos e obrigações de uma pessoa física ou juridica susptiveis a avaliação em dinheiro.

Bens; é tudo aquilo que pertence a uma entidade sendo eles moveis e imóveis tangíveis e intangíveis.

Direitos; são todos os valores e créditos que a empresa tem a receber como contas duplicatas etc.

Obrigações; são todos os valores que a empresa tem a pagar como contas salários etc.

2.1.1.1 FONTES DE RECURSOS

a) Capital social: o objetivo de toda a empresa é crescer e conforme ela vai crescendo o seu capital próprio não basta para suportar tal crescimento quando isso ocorre à empresa tem de buscar capital de terceiros com; investidores, sócios e empréstimos. Ou seja, o capital social é os recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da empresa.

b) Capital de terceiros: são os recursos de terceiros como empréstimos financiamentos que são utilizados na compra de propriedades para a entidade.

2.2 ANALISE DE MERCADO

A pesquisa de mercado é fundamental para o crescimento da empresa, pois, é através da pesquisa que as empresa percebem aonde tem que melhorar, onde é preciso investir mesmo que seja em longo prazo.

A analise de mercado e mais que elaborar e aplicar um questionário, a analise é um procedimento técnico que envolve etapas como planejamento, implementação e tratamento de dados. Grande desafio é conhecer e administrar as informações fundamentais para a tomada de decisões que influenciam no crescimento da instituição.

2.3 DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

Demanda: é a quantidade de bens e serviços que o consumidor deseja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com