TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexte Empresarial

Trabalho Escolar: Contexte Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O Contexto Empresarial surge dentro de um esquema de mudanças que exige um posicionamento mais prático das organizações para promover flexibilidade organizacional, que envolva a empresa como um todo.

A capacidade das empresas em se adaptar às mudanças está relacionada ao conjunto de hábitos, que irá orientar o comportamento da empresa que poderá ou não sofrer alterações com o tempo.

A contabilidade de forma geral está no intuito de fazer o controle do Patrimônio, o qual é muito importante para a empresa, que necessita fundamentalmente das funções administrativas – Planejamento, Organização, Direção e Controle. Em um propósito de satisfazer as necessidades dos indivíduos e da sociedade.

O capital e o trabalho compõem os chamados fatores de produção, sendo o capital representado pelas maquinas, edificações e equipamentos, e o trabalho representado pela capacidade intelectual e física das pessoas.

As organizações que podem ser formais ou não, com ou sem fins lucrativos, pequenas ou grandes... São conjuntos de recursos integrados em um sistema para atingir determinado objetivo.

Toda organização se resulta em dois grupos interdependentes – O Capital e O Trabalho, sendo todos os recursos (dinheiro, bens ou direitos) que são aplicados em um empreendimento e toda mão de obra que será necessária para a realização deste trabalho.

O método das partidas dobradas que diz: para cada causa existe um efeito, para cada origem uma aplicação e para cada débito um crédito. De forma simples para aumentar uma conta de natureza devedora deveremos debita-la, para diminuí-la devemos credita-la.

Na utilização da formula Ativo + Passivo = Patrimônio Liquido, encontramos a real situação de uma empresa por meio dos balancetes seguidos dos razonetes sabemos as destinações do lucro dando por fim o balanço patrimonial, dessa forma podemos apurar o resultado de uma empresa após a realização de alguns ajustes que serão necessários para uma melhor apropriação de receitas e despesas para apurar o lucro.

1. As Organizações

Pode-se dizer que são formadas por três elementos críticos para o seu conceito.

1.1. Toda e qualquer organização têm um propósito distinto e que normalmente é expresso em um ou mais objetivos;

1.2. Cada organização é formada por pessoas, são elas que pensam, planejam e exercem cada função;

1.3. Todas desenvolvem um tipo de estrutura, de modo que as pessoas possam realizar suas tarefas;

2. O Patrimônio

Toda entidade possui um patrimônio que é registrado pela contabilidade, pois esta controla todas as riquezas e nos fornece informações detalhadas do desempenho e da evolução do patrimônio em um determinado período.

2.1. O patrimônio e composto por três elemento, são eles:

• Bens, são coisas capazes de satisfazerem as necessidades do ser humano. Podem ser classificados em bens de uso (maquinas, armários, calculadoras), bens de vendas (mercadorias) e bens de consumo (papel, caneta, material de limpeza);

• Direitos, são todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Como: duplicatas a receber e nota promissória;

• Obrigações, são todos os valores que a empresa tem o dever de pagar a terceiros. Como: duplicatas a pagar e impostos a pagar.

2.2. Divide-se em Ativo e Passivo.

• Ativo, é o lado esquerdo do gráfico patrimonial, é composto pelos bens e pelos direitos que formam o conjunto dos elementos positivos da empresa;

• Passivo, é o lado direito do gráfico patrimonial, é composto pelas obrigações as quais formam o grupo dos elementos negativos da empresa.

3. Escrituração

Uma das técnicas da contabilidade que consiste em registrar nos livros próprios (diário, razão, etc.), por meio do lançamento, todos os fatos que modificam o patrimônio da empresa.

Os fatos realizados na empresa são registrados nos livros próprios, por meio da técnica denominada lançamento. Para efetuar o lançamento contábil, precisa-se antes de mais nada, identificar a conta devedora e a conta credora

4. O Método das Partidas Dobradas

Esse método tem como princípio fundamental o fato de que, para cada lançamento a débito de uma ou mais contas, deverá corresponder um crédito equivalente ao mesmo valor em uma ou mais contas, ou seja, não há débito sem crédito correspondente.

Como consequência do método das partidas dobradas, o registro de um fato administrativo exige a movimentação de no mínimo duas contas. Por essa razão é conhecido como partida dobrada. Assim, não há devedor sem credor.

5. Capital

É o total de recursos que são aplicados para o início de um determinado empreendimento. Esse capital pode aumentar ou diminuir de acordo com a vontade dos sócios ou acionistas.

Subdivide-se em:

• Capital subscrito, é o valor que está descrito no contrato social. Também conhecido por capital social;

• Capital integralizado, é o valor que os sócios ou acionistas depositaram no caixa ou na conta banco da empresa;

• Capital a realizar, é o valor que o sócio ou acionista deve entregar para a empresa;

• Capital próprio, corresponde ao valor total do patrimônio;

• Capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com