TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Historico EAD

Artigos Científicos: Contexto Historico EAD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

Gilda P.M.Mariano – Contexto Histórico. 03.07.2013

Resumo: Sendo o ser Humano um ser sociável, o atributo de repassar conhecimentos adquiridos parece estar inserido no seu DNA o que torna a arte de ensinar mais do que um dom e sim uma necessidade, isso torna a prática do Ensino a Distância mais remota do que se imagina ou se explica, a data exata do surgimento parece impossível de conceber, uma vez que se torna impossível precisar no tempo e no espaço o primeiro vestígio do Ensino a Distancia, Contudo alguns autores expõe seus conceitos e fundamentos.

Palavra Chave: EaD - Agilidade e Acessibilidade

Vamos dividir o Contexto Histórico do EaD em cinco gerações:

Primeira Geração do EaD veio com a Correspondência:SÉCULO XIII-1728. EUA-No início do século XVIII - um dos primeiros acontecimentos da Educação a Distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, o professor de taquigrafia Cauleb Phillips anunciava que toda pessoa da região, desejosa de aprender a arte da taquigrafia, podia receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston.

SÉCULO XIX -1833–A Suécia registrou sua primeira experiência, com um curso de contabilidade por correspondência.

1840 - O modelo de ensino foi iniciado na Inglaterra por Isaac Ptmam Educador que ofereceu o curso de Taquigrafia por correspondência

1850 O Frânces Charles Toussaint e o Alemão Gustavo Langenscheidt criarão em Berlim na Alemanha o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência.

1873 – A Educadora Ana Eliot -criou uma escola de estudo em casa , a Socety To Encorage Estudies At Home, Para ajudar Mulheres a quem era negado o direito a acesso as instituições educacionais formais a terem oportunidades a estudar por meio de materiais entregues em suas residências.

1878 – Criado pelo Pastor Jhon Vicent o Instituto Literario Chautauqua que ofecia cursos por correspondência com duração de 04 anos entre eles historia estudos científicos e alfabetização. Deu tão certo que em 1881 foi criado o Chautauqua correspondence College com PRIMEIRO CURSO

1881 – Pensilvânia - uma Escola Vocacional Privada ofereceu cursos de Mineração e Seg. do trabalho. O curso deu tão certo que a escola passou a se chamar International Corrspondence Schools –ICS

SÉCULO XX - 1900 Martha Renselaer foi indicada para o corpo docente de uma das Universidades Land Grant (univ. agrícola) para desenvolver um programa exclusivo para mulheres na região agrícola do norte dos estados de NY, no intervalo de três anos havia três cursos com métodos oferecidos por correspondência, em cinco anos o programa tinha mais de 20 mil mulheres.

1922 –Plano Bento Harbor – do Prof. Mitchell sobre “O Estudo por correspondência Supervisionado.” ENSINO MÉDIO – BENTO HABOR – Prof. Mitchel diretor da escola pública de ensino médio local teve a ideia de matricular nove dos seus alunos em uma escola de Ead por correspondência e ele mesmo assumiu a sup. Desses alunos na sua sala de aula. essa exp. Ficou conhecida como “”ESTUDO POR COR. “SUPERVISIONADO” 1937 era 304 alunos mat.em mais de 38cursos diferentes. A ideia se espalhou por mais de 100 esc. Publ. Por todo o país.

O EaD por correspondência percorria todo o globo terrestre...

1933-Através do USAFI – Inst. Educacional das Forças Armadas , localizado em Madison, Wisconsim- Com a necessidade de formar profissionais rapidamente que fossem capazes de reconstruir os países do pós-guerra principalmente os da Europa ,sete milhões de membros fizeram cursos de ensino médio , mais de 261.222 se matricularam em cursos superiores.

1968-NHSC faz uma pesquisa sobre o EAD por correspondência e relata que três milhões de Norte-Americano estava estudando por este método em todo País, 10% em programas de Universidades, 20% em escolas privadas, 9% Outros e mais de 50% nas forças armadas.

Obs.: “A UNIVERSITY OF LOND- EUA FOI UMA DAS PIONEIRAS, COM 40MIL ALUNOS EM 180 PAÍSES PROMOVEU CINCO PRÊMIOS NOBEL, O MAIS ILUSTRE FOI O DO EX- PRESIDENTE NELSON MANDELA QUE FEZ O CURSO DE DIREITO POR CORRESPONDÊNCIA NA PRISÃO”. NO BRASIL O PRIMEIRO CURSO POR CORRESPONDÊNCIA FOI O DE DATILOGRAFICA NO FIM DO SÉCULO XIX.

Segunda Geração do EaD veio com o advento do Rádio e TV - Rádio: 1921 Primeira autorização para uma emissora educacional foi concedida a Latter Da Saints da University of Iowa.

Aulas passaram a ser transmitidas via rádio e o aparelho que revolucionou a comunicação na época também virou tema de curso, as pessoas montavam seus próprios rádios e também faziam a sua manutenção, transformando o Ead em um novo negocio no Brasil e no mundo. Contudo Ead no rádio não teve tanta credibilidade por ser uma mídia nova e por ser o papel ainda um documento de época insubstituível, sendo assim o ensino radiofônico precisou associar-se ao de correspondência para ser realmente aceito e respeitado no meio.

TV: Já estava em desenvolvimento , quando iniciou em 1934 Stat Universty Of Loowa com transmissão de temas educativos , higiene oral e asrtonomia em 1939 já eram mais de 400 programas educacionais. TRANSMITIDOS VIA TV.em 1972 todas as TVs a cabo eram obrigadas a exibir um prog. Educativo “telecursos”

Os telecursos proporcionaram ao EaD agilidade e acessibilidade para alunos em áreas remotas e de difícil acesso, ex. região norte do Brasil no Amazonas onde não se consegue chegar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com