TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratar Amigos

Dissertações: Contratar Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

Questões :

Sobre conceito da moeda :

Defina a moeda e suas funções .

Defina moeda fiduciária e moeda lastreada .

R -A- É um ativo financeiro de aceitação geral , utilizado na troca de bens e serviços , que tem poder liberatório instantâneo , sua aceitação é garantida por lei , suas funções são definidas da seguinte forma :

1º Instrumento ou meio de troca – por ter uma aceitação geral , serve para intermediar o fluxo de bens , serviços e fatores de produção . A posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui .Liquidez é a qualidade da moeda transformar-se em algum ativo , sem custos , ou vice-versa , de um ativo transformar-se em moeda.

2º Denominador comum monetário- possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico . É um padrão de medida .

3º Reserva de valor – a moeda pode ser acumulada para aquisição de um bem ou serviço no futuro . Claro que está o requisito básico para que a moeda funcione reserva de valor é sua estabilidade diante dos preços dos bens e serviços , já que a inflação corrói o poder de compra da moeda , e a inflação (queda de preços ) a valoriza .

R-B- Moeda lastreada – é um tipo de moeda em metais preciosos como o (ouro) , após 1694 , passou-se a monopolizar a emissão de papel moeda lastreado em ouro , ou seja , (padrão ouro) , mas o ouro sendo um metal com reservas limitadas na natureza , surgiram alguns obstáculos na expansão da s economias nacionais , e do comercio internacional , sendo assim , a partir de 1920 o (padrão ouro ) , ou a moeda lastreada foi abonada , e a emissão de moeda passou a ser livre , ou a critério das autoridades monetárias de cada país . Assim a moeda passou a ser aceita por força de lei , denominando-se (moeda de curso forçado ou (moeda fiduciária ) , ou seja , gerando ou inspirando mais confiança , essa é a definição de moeda fiduciária ,é o moeda de hoje , (dinheiro , cartões de créditos e débitos , cheques e etc ).

Com relação aos meios de pagamentos .

Conceitue meios de pagamentos.

Defina M1 , M2 , M3 e M4.

O que vêm a ser monetização e desmonetização ? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação ?

De dois exemplos de criação e dois exemplos de destruição de meios de pagamento .

O saque de um cheque representa criação ou destruição de meio de pagamento ?

R-A- Os meios de pagamentos constituem o total de moeda a disposição do setor privado não bancário , de liquidez imediata , ou seja , que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações .

Os meios de pagamento em sua forma tradicional são dados pela soma da moeda em poder do público mais os depósitos a vista nos bancos comerciais . Ou seja , pela soma da moeda manual e da moeda escritural.

R-B- M1 : Moeda em poder do público + depósitos a vista nos bancos comerciais .

M2 : Depósitos para investimento + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo , letras cambiais , hipotecárias e imobiliárias ) .

M3 : Fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais .

M4 : Títulos públicos federais , estaduais e municipais .

R-C- Desmonetização : Diminuição da quantidadeda sobre o total de ativos financeiros , em decorrência do fato de as pessoas procurarem defender-se da inflação com aplicações financeiras que rendem juros .

Monetização : É o processo inverso , com a inflação baixa , as pessoas mantém mais moedas que não rendem juros em relação aos demais ativos financeiros . Com a inflação em alta , há uma desmonetização , e com a inflação baixa , há uma monetização , ou seja , a infla define quando há uma e quando há outra .

R-D- Criação de meio de pagamento : Aumento dos empréstimos no setor privado e vários depósitos a vista.

Destruição de meios de pagamentos : Resgate de um empréstimo no banco e o depositante retirar um depósito a vista e o coloca em depósito a prazo .

R-E- O saque de um cheque representa destruição de meios de pagamento .

3. Sobre oferta e demanda de moeda:

a) Quais as funções do Banco Central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária?

As Funções clássicas do Banco Central são:

Execução da política monetária

Banco emissor

Banco dos bancos

Banco do governo

Controle e regulamentação da oferta de moeda

Execução da política cambial e administração do câmbio

Fiscalização das instituições financeiras.

Os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária são:

Controle das emissões: o Banco Central controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia;

Depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias: os bancos comerciais são obrigados a depositar no Banco Central um percentual determinado por esse sobre os depósitos à vista. Basta o Banco Central aumentar ou diminuir o percentual do depósito compulsório para influir no volume ofertado de empréstimos bancários

Operações com mercado aberto (open market): consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. O Banco Central mantêm uma carteira de títulos para realizar operações reguladoras da oferta monetária.

Operações de redesconto: englobam a liberação de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de títulos.

b) O que são reservas ou depósitos compulsórios? Qual o efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórias sobre a oferta de moeda?

R: Os depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias são um percentual determinado sobre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com