TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratar Amigos

Trabalho Universitário: Contratar Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  7.047 Palavras (29 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade é de suma importância para que nosso aluno possa assimilar de forma significativa o processo leitura e escrita.

Quando o professor traz para a sala de aula, atividades diversificadas que fazem parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que, o que vivencia na escola vai ter também fora dela. O vídeo ajuda o professor, atrai os alunos, aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagens e comunicação da sociedade urbana, introduz novas questões no processo educacional. O vídeo modifica a postura dos alunos no geral. A história do Patinho Feio nos mostra que o patinho foi banido do ninho por deficiência estética. No final, descobre que não era um pato feio, mas um lindo cisne.

Já na discussão sobre a educação dos surdos, devem-se revelar as necessidades e dificuldades linguísticas dos mesmos. Atualmente, entende-se, na educação desses alunos, a primeira língua deve ser a de sinais, pois possibilitam a comunicação inicial na escola em que eles são estimulados a se desenvolver, uma vez que os surdos possuem certo bloqueio para a aquisição natural da linguagem oral.

O ensino de libras vem sendo reconhecido como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam. Essa linguagem é um elemento essencial para a comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorar no processo de ensino aprendizagem.

A educação inclusiva se orienta pela perspectiva da diversidade, com metodologias e estratégias diferenciadas, com responsabilidade compartilhada, cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão. As transformações acontecem na atividade principal, quando o aluno esta dentro da sala de aula. Este é o principal motivo de haver modificação, pois sem ela, não haverá mudança, considerando que as relações e a constituição do ser humano acontecem nas situações mais ocultas da vida.

A escola é muito importante na formação dos sujeitos em todos os aspectos. É um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, precisando, portanto atender a todos sem distinção, a, fim de não promover fracassos, discriminações e exclusões.

Diferente dos ouvintes, grande parte das crianças surdas entram na escola sem o conhecimento da língua, sendo que a maioria delas vem de famílias ouvintes que não sabem a língua de sinais, portanto, a necessidades que a LIBRAS seja, no contexto escolar, não só língua de instrução, mas, disciplina a ser ensinada, por isso, é imprescindível que o ensino de LIBRAS seja incluído nas series iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações escolares em língua de sinais.

O papel da língua de sinais na escola vai além da sua importância para o desenvolvimento do surdo, por isso, não basta somente a escola colocar duas línguas nas classes, é preciso que haja a adequação curricular necessária, apoio para os profissionais especializados para favorecer surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado a particularidade de cada aluno. As diferentes formas de proporcionar uma educação à criança de uma escola dependem das decisões politico-pedagógicas adotadas pela escola. Ao optar por essa educação, o estabelecimento de ensino assume uma politica em que duas línguas passarão a ser exercitadas no espaço escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

1º Plano de aula

Série: 2º ano – Ensino Fundamental

Disciplina: Português

Tema: A Fábula do Patinho Feio

Conteúdo: Assistir, Ler, Escrever, Compreender, Interpretar, Refletir

Duração: 4 horas /aula

Objetivo Geral

Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico. Refletir e interpretar a fábula observando a relação de valores morais dessa obra

Procedimento

1º Momento

Os alunos assistirão ao vídeo com a história do “Patinho Feio”.

2º Momento

Após assistirem ao vídeo, partindo da moral da história: “nem sempre o que importa é a aparência e sim o interior das pessoas” serão feitos comentários sobre “o respeito às diferenças”.

3º Momento

Atividade com o texto

Será dada aos alunos uma folha com o texto da fábula “O Patinho Feio” que será lida pela professora e acompanhada pelos alunos.

Cronograma de aula: 4 horas

Procedimentos Metodológicos

• Atividade oral

Após ter lido o texto será feito os seguintes questionamentos:

1. Como era o último patinho que saiu do ovo?

2. O que a mamãe achou?

3. No passeio, o que disseram do último patinho?

4. Como o patinho se sentia?

5. Será que todos os patos têm que ser iguais?

6. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?

• Atividade escrita

Observe as senas, numere-as na sequência dos acontecimentos da história e, depois as reconte para os colegas.

4º Momento: Dinâmica do “Patinho Feio”

Escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que as lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão, abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc... Somente um elemento, deverá ficar com a palavra “deixe-me”, sendo que esse será o único que não será procurado, sendo o patinho feio. No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixado de lado.

Avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com