TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria Empresarial

Dissertações: Controladoria Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 7

Questões de Pesquisa

Estas questões deverão ser respondidas por todos os grupos, devendo ser entregue uma cópia ao professor, para fins de avaliação.

a) Questões sobre Planejamento e controle de resultados e o processo de administração

1) Defina em termos amplos os dois seguintes termos: (1.1) Administração; e (1.2) Processo de Administração.

R: Administração é tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Um processo, para Davenport (199, seria uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, enfim, uma estrutura para ação. Já Harrington (199 o define como sendo um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.

2) Por que todos os tipos de atividades empresariais (privadas ou não) possuem essencialmente os mesmos problemas de planejamento e controle? R:

3) Defina em termos amplos o planejamento e controle de resultados.

R: “O conceito de planejamento e controle de resultados implica elementos de realismo, flexibilidade e atenção permanente às funções de planejamento e controle de administração. Esta definição identifica a administração como o principal fator eixo do êxito da empresa á longo prazo.” (WELSCH, 1996, p.2.)

4) Explique a essência da comunicação no processo administrativo. Por que é particularmente importante?

R: Porque o processo envolve diversas áreas e setores, assim, a comunicação no processo se torna importante para que haja um sincronismo nas operações do processo administrativo

5) Comente a seguinte afirmação: “Uma administração sem direção definida é uma administração ineficiente”.

R: A administração se torna ineficiente quando não se há um norte, ou seja, se não se sabe onde se quer chegar, qualquer lugar está bom.

b) Questões sobre Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados.

1) Tem sido afirmado que técnicas, modelos matemáticos e métodos de simulação não podem substituir administradores competentes. Em vista dessa afirmação, explique o papel desses instrumentos no processo de administração.

R: Proporcionar melhor compreensão sobre a natureza de um processo, Identificar problemas específicos ou áreas Identifica problemas específicos ou áreas problemáticas dentro de um sistema, desenvolver políticas ou planos específicos para um processo e testar novos conceitos e/ou sistemas antes De sua implementação de sua implementação

2) Faça distinções entre o mecanismo, as técnicas e os princípios de planejamento e controle de resultados. Explique por que essas distinções são importantes.

R:

3) Discuta a seguinte afirmação no contexto do planejamento de resultados: “Os objetivos devem representar metas que possam ser alcançadas e ao mesmo tempo constituam desafios para os indivíduos.”

R: Esta afirmação balanceia a forma de metas a se estabelecer, de modo que não seja nem impossível a ponto de ser desanimador ou que seja sobremodo fácil a fim de não se caia no acômodo.

4) Em termos gerais, explique como o planejamento e o controle de resultados ajudam a administração a avaliar alternativas.

R: Através do planejamento e do controle de resultados, geram-se informações eficazes, confiáveis e que balizarão as avaliações e tomadas de decisões por quem de direito

5) Indique os principais passos a serem dados por uma empresa que deseja estabelecer bases sólidas para a utilização de um programa de planejamento e controle de resultados.

R: De forma geral, conforme Santini (200, as recomendações para se estruturar o processo de elaboração do planejamento estratégico começam pelo estabelecimento do negócio, da identificação da visão corporativa, da missão da empresa, dos seus objetivos e do perfil das vendas. Em sua sequência pode-se realiza r um diagnóstico da situação atual, abrangendo os seguintes aspectos:

 análise dos ambientes externo e interno;

 definição da estrutura dos processos de gestão de produtos, de planejamento de marketing e de comunicações;

 estabelecimento do modelo comercial, segmentação de clientes e canais utilizados;

 estruturação dos processos de inteligência para o negócio;

definição dos processos de gestão de vendas implantados e indicadores de resultados.

c) Questões sobre Descrição de um programa amplo de planejamento e controle de resultados

1) Qual a finalidade de definir os objetivos específicos de uma empresa e de que modo devem estar relacionados a uma definição de objetivos gerais?

R: Os objetivos gerais devem versar acerca do resultado que se deseja e os objetivos específicos são os meios executados a fim de que se alcance o objetivo geral.

2) Estabeleça uma distinção entre: objetivos X estratégias; premissas X planejamento.

R: Os Objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.

Os Objetivos são regras de decisão de nível mais alto. Uma Estratégia que é válida sob um conjunto de objetivos pode perder sua validade quando os objetivos da organização são alterados.

3) Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com