TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controvérsias Científicas

Ensaios: Controvérsias Científicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade sobre o texto "Controvérsias Científicas"

QUESTÃO 02

“As plantas transgênicas são assim chamadas por que recebem um ou mais genes de outro organismo para ganhar características supostamente capazes de melhorar o seu desempenho produtivo e sua resistência a pragas e doenças. De olho nos possíveis benefícios econômicos prometidos pelas safras transgênicas, os norte-americanos já disseminaram esses organismos em 60% dos alimentos processados em seu país. Mas o que essas plantas mutantes podem causar ao meio ambiente e à saúde humana e animal é ainda uma grande especulação em terreno desconhecido”.

MUNIZ, Marise. Transgênicos: um tiro no escuro. Ciência Hoje, v.27, n.160. p.40.

Levando em consideração as informações desse texto, ARGUMENTE a favor de ou contra a seguinte afirmação: “A ciência é neutra, e seus produtos trazem progresso para a vida dos homens quando convertidos em novas tecnologias”.

Resposta: Na verdade, a ciência só é neutra em casos mais comuns da vida quotidiana. Mas se olharmos para alguns eventos históricos, podemos ver que a ciência colaborou, e muito, para a matança de inocentes. Na época da 1ª Guerra Mundial, as comunidades científicas de seus respectivos países passaram a trabalhar amplamente na produção de armas melhores, como o gás mostarda. No decorrer da década de 20, a Alemanha desenvolveu um pesticida à base de cianeto, o Zyklon B. Pesticida este que foi utilizado nas câmaras de gás, juntamente com outros gases como o gás Sarin, em diversos campos de concentração, principalmente no campo de Auschwitz, na Polônia. Depois desenvolveram o Napalm, um composto que queima até “a última gota”. Para extinguir o fogo, basta cobrir a área, por exemplo, com uma coberta, para eliminar o oxigênio. Então os “grandes e engenhosos cientistas” adicionam fósforo branco ao Napalm, fazendo assim o Super Napalm, o qual o fogo não se extingue. Pelos valorosos esforços de guerra foram criados a bomba atômica, a bomba de hidrogênio, a bomba de nêutrons, etc. Não é que a ciência se desenvolveu para o mau, mas sempre que é necessário, a mesma passa a agir contra a humanidade.

QUESTÃO 03

A compreensão das condições de produção do surgimento e do fechamento (ou não!) das controvérsias científicas dá ao sujeito a possibilidade de estabelecer um diálogo crítico, efetivo com outras esferas da vida – como, por exemplo, ampliar oportunidades no mercado de trabalho e atuar politicamente com conhecimento de causa. Além disso, contribui para pensar nas implicações sociais em relação à construção do saber diante do debate e da luta por um espaço legitimado pelas controvérsias não fechadas. Também abre espaço para contribuir nas decisões e políticas públicas e para atuar em favor das decisões próprias em prol do próprio bem-estar ou bem-estar social. Assim, para o exercício da cidadania, torna-se importante que cada um tenha a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento discutindo as questões que possibilitam entender o seu entorno. Exemplifique essa passagem, justificando o modo como o entendimento de uma controvérsia contribui ou pode contribuir para tomadas de decisões e para o exercício da cidadania

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com