TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convergência de normas contábeis

Projeto de pesquisa: Convergência de normas contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Convergência das Normas de Contabilidade

Harmonização das Normas contábeis x Padronização

Podemos afirmar que a Harmonização das Normas Contábeis identifica-se com uma padronização, pois se trata de um processo muito importante para que empresas que possuem atuações fora do país possam apresentar informações para as demais filiais, ou até mesmo a seus usuários internacionais tais como: clientes, fornecedores, bancos, etc.

Para garantir a seu publico de investidores, as empresas multinacionais vem sofrendo constantes transformações no cenário econômico, fazendo com que essas empresas ao longo dos anos atravessem por exigências na padronização das normas e procedimentos contábeis. Para apresentar confiabilidade e transparência nos processos junto a seu grupo de investidores.

Para que ocorra uma melhor alinhenação entre o Brasil e praticas contábeis internacionais, foi criado o comitê de Pronunciamentos contábeis (CPC), que se responsabiliza pela elaboração das Normas Contábeis, onde o mesmo este ligado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por sua vez o comitê tem função similar do FASB, órgão dos EUA, formado por um grupo que pronuncia diante das discussões com outros interessados, que serve como um subsídios para adoção de Normas pela agencia reguladora do país. Já o Banco Central fez com as instituições financeiras adotassem a procedimentos e Normas Contábeis Internacionais, que ocorreu em meados de 2010. Para as empresas abertas foi publicado pelo CVM a instrução CVM nº 457/2007, onde informa elaboração e divulgação das demonstrações financeiras consolidadas, com base no padrão contábil internacional emitido pelo IASB.

Conclui-se que a Harmonização Contábil trate-se de um padrão junto as normas contábeis internacionais. Pois através de órgãos e agências reguladoras competentes foi disposto a obrigatoriedade das empresas a adotarem tais padrões, possibilitando um avanço, muito importante para o Brasil, que passa a acompanhar uma tendência internacional.

Existem problemas contábeis oriundos da desarmonização? Quais?

Vale lembrar que as divergências de resultados apresentados pelas empresas, ainda sofrem alguns desentendimentos tais como incertezas e questionamento referente a valores informados pelas mesmas, são problemas que decorrem, não somente de um passado recente, como também ocorrem de crises contemporâneas, como por exemplo, o caso da Italiana Parmalat que teve um rombo de US$ 5 bilhões em suas contas e a empresa Xerox, onde na década de 90 se mostrou uma empresa quebrada, entre outras organizações chegou-se a conclusão da necessidade da harmonização das informações e transparências da contabilidade com medidas a serem implementadas num âmbito internacional.

Para Mueller, Gernon e Meek (1997), houve a necessidade de apontar causas para o desenvolvimento das organizações, com diferentes modelos contábeis, tais como, a proximidade politica e econômica com outros países, sistemas, níveis de inflações, o tamanho das empresas. Os principais pontos de divergências apontados são: Goodwill, impostos de renda diferidos, efeito de variações cambiais, gastos com pesquisas de desenvolvimentos, plano de pensão, reavaliação de ativo tangíveis.

Com tudo, apesar da positividade nos resultados obtidos pelo IASB, ainda existe diferenças que exige a necessidade de estudos detalhados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com