TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copiando

Resenha: Copiando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

“O coping é concebido como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas. Os esforços despendidos pelos indivíduos para lidar com situações estressantes, crónicas ou agudas, têm-se constituído em objeto de estudo da psicologia social, clínica e da personalidade, encontrando-se fortemente atrelado ao estudo das diferenças individuais.” Como afirma Suls, David & Harvey (1996, 273-294).

O termo Coping sintacticamente possui o significado de lidar adequadamente com uma situação normalmente com carácter adverso. É, segundo a teoria transaccional do stress de Lazarus e Folkman (1984), um leque de esforços que partem do indivíduo, esforços esses de carácter cognitivo e comportamental, e que fazem parte do processo que lhe permite ao sujeito lidar e gerir com determinadas situações com carácter excessivo (por exemplo potenciais situações de dano). Assim sendo, o coping refere-se ao modo como as pessoas enfrentam e tentam solucionar as variadas exigências da vida com o intuito de resolver essas mesmas adversidades. Pode-se concluir portanto que o coping possui um papel fundamental na redução do stress, o que facilita a adaptação do sujeito à nova realidade, ajudando-o a superar as adversidades. As situações que promovem o coping podem ter diversas origens, desde pequenas contrariedades do dia-a-dia, a doenças graves em que o individuo tem que aprender a viver com uma nova realidade, o que requer uma adaptação de alguns comportamentos e até mesmo hábitos.

O coping pode-se dividir em activo e passivo. O coping passivo envolve por parte do indivíduo um “evitamento” do problema, ou seja, a tentativa de negação do mesmo. Quando o problema de carácter nocivo não consegue ser evitado, o sujeito actua com medidas de coping passivo, na tentativa de redução do stress provocado pelo problema. Um exemplo, de coping passivo é a ingestão de álcool como veículo de atenuação perante adversidades que se apresentem na vida do individuo. Já o coping activo compreende as tentativas directas de lidar com o factor gerenciador do problema stressante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com