TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coração

Tese: Coração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

O que é

O coração é um órgão muscular envolto por um saco cheio de líquido chamado pericárdio, localizado no interior da cavidade torácica atrás do osso externo, tem o temanho de um punho fechado. Sua função é bombear o sangue oxigena dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

A parade do coração é formada por três camadas:

Pericárdio - fibroso e seroso, camada externa lisa

Miocárdio – camada muscular média e mais espessa, constituído por fibras musculares cardiacas

Endocárdio – membrana que reveste o interior do coração

estrutura

Co coração é dividido em quatro câmaras. Sangue venoso e sangue arterial são separados por

meio de um septo (membrana) vertical. A divisão horizontal é feita por válvulas atrioventriculares: a mitral divide o lado esquerdo em dois; a tricúspide, o lado direito. As câmaras superiores são chamadas de átrios (esquerdo ou direito), e as inferiores são conhecidas como ventrículos (esquerdo ou direito), lembrando que o trabalho do ventrículo esquerdo é maior que o direito, pois a pressão na aorta é maior que o tronco arteriopulmonar, dete modo o ventrículo eaquerdo é duas vezes mais espesso que a parede do o direito

Funcionamento

As válvulas do corpo permitem que o sangue flua apenas em uma direção. Isso dá suporte aos dois ciclos observados na circulação humana: o de sangue arterial, que foi oxigenado pelos pulmões e será distribuído pelo corpo quando o coração bombeia, e o sangue venoso, que retorna ao coração desoxigenado e rico em gás carbônico.

O sangue desoxigenado entra no coração pela veia cava superior e veia cava inferior, desaguando no átrio direito. Os músculos dessa câmara se relaxam e o espaço é preenchido com o sangue venoso. A cada batimento os átrios contraem-se impulsionando o sangue para os ventrículos onde a valva tricúspide se abre desaguando no ventrículo direito (sístole atrial ou diástole ventricular ) Funcionando como uma bomba, o ventrículo direito impulsiona (se contrai) o sangue para artéria pulmonar, onde a válvula pulmonar se abre e a valva tricúspide se fecha (sístole ventricular). Saino do coração pela artéria pulmonar e chegando ao pulmão, o sangue venoso passa por um processo chamado hematose, onde o sangue sai rico em oxigênio e retorna pelas quatro veias pulmonares que se ligam ao atrio esquerdo do coração, passando novamente pelo processo da sístole atrial, na qual se abre a válvula mitral e o sangue passa para o ventrículo esquerdo, fecha-se novamente a válvula mitral e abre-se a válvula aórtica (sístole ventricular) impulsionando o sangue rico em oxigênio para artéria aorta , onde esta o distribui para o corpo todo.

Toda esse circuito que o sangue fez até aqui, é chamado de pequena circulação ou circulação pulmonar. Daqui em diante, isto é, depois que o sangue sai do coração rico em oxigênio e se distribui por todo o corpo se chama de grnde circulação ou circulação sistêmica

Um outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com