TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corda De 81 nós

Artigos Científicos: Corda De 81 nós. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

Queridos Irmãos,

Os principais símbolos maçônicos, que devem ser conhecidos no Grau de Aprendiz, são muitos, mas foi-me atribuído à missão de estudar e esclarecer-vos em Tempo de Estudos as considerações e conclusões a que eu cheguei sobre o tema “O Pavimento Mosaico”.

Pavimento mosaico: chão em xadrez de quadrados pretos e brancos, com que devem ser revestidos os templos; símbolo da diversidade do globo e das raças, unidas pela Maçonaria; símbolo também da oposição dos contrários, bem e mal, espírito e corpo, luz e trevas.

Intercalando o branco com o preto nos mostra a existência do contraste, configurando aquilo são contestáveis, demonstrando que se não houver às diferenças tudo seria uniforme e perfeito o que nos confunde com o nada. Igualando o Maçom ao Profano, deixando de existir assim as verdades a serem reveladas.

Simbolizando a presença do bem ao lado do mal rico e pobre, sábio e ignorante, saudável e doente, virtude e vício, feliz e triste; o corpo e o espírito: Unidos, mas não confundidos. O pavimento mosaico é a reflexão sobre a diversidade existente em todas as coisas da natureza e da vida.

Muito além do que decorativo, tem seu significado esotérico, O significado mais profundo do mosaico é, portanto, transcender os limites da esfera material, Se não fossem as baixas temperaturas do inverno, não valorizaríamos as altas temperaturas do verão, se não houvesse guerras não entenderíamos os benefícios da paz.

Após algumas pesquisas verificamos que existem duas correntes principais a definir a origem do pavimento mosaico. Uma diz que sua origem vem dos templos do Antigo Egito e seu nome deriva de museus. Outra diz surgir do Tabernáculo Hebraico, que Moisés ornamentou com pedras multicoloridas o piso.

Ficou restrita ao centro do Templo, com formato de um tabuleiro de xadrez circundado por uma orla dentada sobre o qual era proibido pisar, salvo nas passagens ritualísticas previstas.

A Orla Denteada deve contornar todo o Pavimento Mosaico, e para padronizar, é recomendado que cada triângulo equilátero da orla, seja de cor preta, tenha por base e altura a mesma dimensão do azulejo do Pavimento. O vértice de cada azulejo da orla deve ser coincidente com o centro do azulejo do pavimento, dessa forma não haverá alinhamento de branco e de preto entre orla e pavimento, o que destaca bem a Orla.

Na Coluna do Sul, a Orla é limitada pelo Altar do 2° Vigilante, na entrada do Oriente, pelo primeiro degrau, e na entrada do Templo, pela porta de entrada a Orla Denteada, que envolve o Pavimento Mosaico, nos alerta, sobre a necessidade de estarem os maçons unidos e reunidos no seio da Loja, para relembrar os ensinamentos e espalhá-los, através de exemplos, à toda humanidade.

Figuradamente, os dentes da Orla são os planetas orbitando em tomo do Sol, que fornece vida; simbolismo de onde deriva o ensinamento acima. A Orla Dentada, simbolizando o princípio da Atração Universal, insta-nos a unirmos cada vez mais, nos mais variados níveis de convivência social, quer seja em nossos círculos de amizade, de família ou de fraternidade em torno de nossa Loja e com nossos irmãos em todo o mundo, através do Amor Fraternal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com